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dc.contributor.advisorMeneses, Pedro Paulo Murce-
dc.contributor.authorBraga, Bruno Alexandre-
dc.date.accessioned2016-01-08T13:01:33Z-
dc.date.available2016-01-08T13:01:33Z-
dc.date.issued2016-01-08-
dc.date.submitted2015-06-25-
dc.identifier.citationBRAGA, Bruno Alexandre. A relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamento. 2015. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19124-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2015.en
dc.description.abstractO estudo da motivação para o treinamento é fundamental para a efetividade do treinamento no trabalho. Nesse sentido, é importante o desenvolvimento da linha de pesquisa que trata de propor e testar modelos compreensivos sobre como as características individuais e situacionais influenciam a motivação para o treinamento. A análise desse construto pode fornecer subsídios para o aperfeiçoamento dos modelos de avaliação da efetividade dos treinamentos. O presente trabalho objetivou adaptar e verificar evidências de validade da medida de suporte à aprendizagem e propor a testagem de um modelo que investiga o relacionamento das variáveis individuais (sexo, faixa etária e cargo de direção) e do suporte à aprendizagem com a motivação para o treinamento. O questionário de pesquisa utilizado fez a coleta de dados por meio das escalas de suporte à aprendizagem e valor instrumental do treinamento, do fator expectância e de questões sobre variáveis demográficas e profissionais. Essa coleta foi realizada via web. Participaram do estudo 155 servidores públicos federais de nível médio e superior, lotados em Brasília, nas unidades do INCRA-Sede. A escala de suporte à aprendizagem apresentou evidências de validade estatística e os índices psicométricos encontrados foram satisfatórios. Os resultados apontaram para a corroboração de apenas uma das hipóteses do modelo de pesquisa. Os indivíduos que possuíam percepção mais favorável de suporte à aprendizagem foram os que apresentaram maior força motivacional. As contribuições, limitações e agenda de pesquisa são apresentadas com base nos achados empíricos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA relação entre o suporte à aprendizagem, as características individuais da clientela de TD&E e a motivação para o treinamentoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMotivação no trabalhoen
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalen
dc.subject.keywordTreinamentoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19124-
dc.description.abstract1The study of training motivation is critical to training effectiveness at work. Therefore, it is important to develop the area of research that propose and test comprehensive models of how individual and situational characteristics influence the training motivation. The analysis of this construct can provide subsidies for the improvement of models for assessing training effectiveness. This study aimed to adapt and verify evidence of statistical validity of learning support instrument and propose testing a model that investigates the relationship between the variables sex, age group, position of management, learning support and training motivation. The research questionnaire used collected data about the learning support and training instrumental value scales, the expectancy factor and demographic and professional variables. Data collection was conducted via web. The study included 155 individuals working for the federal government in Brasília, in units of INCRA-Sede, that had at least secondary education. The learning support instrument showed evidence of statistical validity and were found adequate psychometric indexes. The results showed corroboration for only one of the model's assumptions. Individuals who had more favorable perception of learning support showed the greatest motivational force. Contributions, limitations and research agenda are presented based on empirical findings.-
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