Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19113
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_EliasCairesdeSouza.pdf1,66 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonzález Rey, Fernando Luis-
dc.contributor.authorSouza, Elias Caires de-
dc.date.accessioned2016-01-08T10:42:28Z-
dc.date.available2016-01-08T10:42:28Z-
dc.date.issued2016-01-08-
dc.date.submitted2015-04-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Elias Caires de. Tonalidades emocionais emergentes nas produções de sentidos subjetivos configuradoras da aprendizagem musical. 2015. xiii, 225 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasilia, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19113-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo geral a investigação da aprendizagem musical enquanto produção subjetiva. Seus objetivos específicos foram: I) explicar os sentidos subjetivos presentes na relação do estudante com a aprendizagem musical; II) explicar as configurações subjetivas do aprendiz no processo de aprendizagem; III) compreender como as disposições emocionais tonalizam a relação de cada estudante com o aprender musical. A investigação está ancorada na Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey, e sua metodologia, é fundamentada na Epistemologia Qualitativa do mesmo autor. Com o uso das categorias sentido subjetivo, configuração subjetiva -as quais são parte constituintes do corpo da teoria citada- da compreensão da categoria emoção enquanto categoria epistemológica e do conceito de aprendizagem como produção de sentidos subjetivos, a construção interpretativa da informação foi organizada a partir de três casos singulares de aprendizagem musical. A pesquisa alcançou que as configurações subjetivas das histórias de aprendizagem musical investigadas evidenciam as tensões e contradições circulantes nos múltiplos sentidos subjetivos dinamizadores de cada aprendizagem musical, tornando cada trama subjetiva de aprendizagem, única e irrepetível. O percurso das respectivas aprendizagens musicais está caracterizado, então, por produções de sentidos subjetivos os quais implicam os diversos momentos de sentidos subjetivos que se configuram em outros espaços de relação ou ação do estudante. De modo recursivo, estes sentidos perpassam os sentidos subjetivos gerados na relação do estudante com a aprendizagem possibilitando-nos o entendimento de que os sentidos subjetivos emergentes na relação direta do estudante com seu objeto de estudo não se esgotam nesta relação, e não têm uma origem exclusiva nela. A epistemologia subjacente a estas dinâmicas subjetivas no interior do aprendizado, desloca para o centro do processo de aprendizagem, o sujeito desta aprendizagem, ou seja, aquele que com seus recursos personológicos estabelece e movimenta os sentidos subjetivos estruturantes de seu aprendizado embora, tal estabelecimento e movimento, não sejam conscientemente engendrados. Portanto, a aprendizagem musical expressa-se em configurações subjetivas sínteses das confluências plurais dos múltiplos sentidos subjetivos no curso de uma aprendizagem.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTonalidades emocionais emergentes nas produções de sentidos subjetivos configuradoras da aprendizagem musicalen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudoen
dc.subject.keywordSubjetividadeen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.19113-
dc.description.abstract1This research aimed to investigate the musical learning as subjective production. Its specific objectives were: I) to explain the present subjective senses in the student’s relationship with the musical learning; II) to explain the student’s subjective configurations in the learning process; III) to understand how emotional disposition involve the relationship of each student with musical learning. The epistemology that underlies these subjective dynamics within the learning process moves the subject of learning to the center of this process, that is, who with his personological resources establish and move the structuring subjective senses of his learning process, even though this establishment and movement are not consciously engendered. Therefore, the musical learning is expressed in subjective configurations which are synthesis of plural confluences of multiple subjective senses in the course of the learning process. The research is based on Fernando González Rey’s Subjectivity Theory and its methodology is based on Qualitative Epistemology, by the same author. Using the categories of subjective sense, subjective configuration – which are constituent parts of the theoretical framework of Subjectivity Theory –, the understanding of emotion as a epistemological category and the concept of learning as production of subjetive senses, the interpretative construction of information was organized in three individual cases of musical learning. The results showed that the subjective configurations of the investigated musical learning histories present tensions and current contradictions in the multiple subjective senses that define each musical learning, which makes each subjective plot unique and unrepeatable. The course of their musical learning is characterized by subjective productions, which involve the various moments of subjective senses that are configured in other areas of relationship or action of the student. Recursively, these senses pervade the subjective senses generated at the student’s relationship with learning, enabling us to understand that the emerging subjective senses at the student’s direct relation to it’s object of study are not limited to this relationship and do not have a exclusive source in it.-
dc.description.abstract3Cette recherche a été la recherche objectif global de l’apprentissage musical tandis que la production des sens subjectifs. Les objectifs étaient : I) d’expliquer les sens subjectifs spécifiques présents dans la relation de l’élève à l’apprentissage musical, II) expliquer configuration subjectives de l’apprenant dans le processus d’apprentissage ; III) de comprendre comment dispositions émotionnelle implique la relation de chaque élève à l’etude de la musique. L'enquête est basée sur la théorie de la subjectivité de Fernando González Rey, et la methodologie est basée sur l’ Épistémologie Qualitative de cet auteur. Avec l’utilisation des catégories de sens subjectif, la configuration subjectif qui sont des constituants de catégorie de l’émotion dans la catégorie épistémologique et le concept de l’apprentissage comme la prodution de sens subjectif, la construction d’interprétation de l’information a été organisée du trois cas individuels de l’apprentissage musical. Les resultáts ont montré que les configurations subjectifs d’histories d’apprentissage musicaux analysés présentent, les tension et les contradictions dans les actuel sens multiples subjectifs animateurs de chaque apprentissage musical, devenant parcelle subjective de l’apprentissage, unique et irremplaçable. Le cours de leur apprentissage se caractérise par la production de sens subjectifs qui impliquent le différents moments de significations subjectives qui sont configurés dans d’autres domaines de la relation ou l’action des étudiants. Récursive, ces sens imprègnent les sens subjectifs générés à la relation de l’élève avec l’apprentissage qui nous permttet de comprendre que le sens subjectifs émergents à l’étudiant est directement lié à votre sujet d’étude ne met pas fin à cette relation, et ne ont pas une source y exclusif. L’épistémologie sous-sujacente à ces dynamiques subjectives das l’apprentissage, se déplace ou centre du processus d’apprentissage, l’objet de cet apprentissage, ce est à dire celui qui, avec se ressources personnologiques bas et déplace la structuration sens subjectif de leur apprentissage si, l’établissement et mouvement, se sont pas au corant.Par conséquent, exprimée en musique aprrentissage configurations subjectives de confluence pluriel de multiples sens subjectifs dans le cadre de l’apprentissage.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/19113/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.