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2015_ManoelHenriqueTavaresMoreira.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Luiz Martins da-
dc.contributor.authorMoreira, Manoel Henrique Tavares-
dc.date.accessioned2016-01-07T18:53:04Z-
dc.date.available2016-01-07T18:53:04Z-
dc.date.issued2016-01-07-
dc.date.submitted2015-06-30-
dc.identifier.citationMOREIRA, Manoel Henrique Tavares. Do partidarismo à informação: as mudanças estruturais no jornalismo brasileiro e a formação dos impérios midiáticos. 2015. 213 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19110-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015.en
dc.description.abstractO que se buscou com esta tese foi analisar os fatores históricos, técnicos, econômicos, sociais e políticos que promoveram transformações importantes na atividade jornalística, aqui denominadas mudanças estruturais, presentes na transição do jornalismo partidário para o jornalismo comercial no Brasil. Essas mudanças acabaram por gerar as condições necessárias ao surgimento de empresas jornalísticas economicamente viáveis, que por sua vez respondem, do ponto de vista histórico, pela criação de grandes conglomerados midiáticos no País, na primeira metade do século XX. Com isso, pretendeu-se compreender de que maneira o jornalismo brasileiro evoluiu de atividade subordinada a forças políticas para empreendimento de caráter empresarial, cuja referência, nesse caso, são os dois primeiros conglomerados midiáticos brasileiros: os Diários Associados, comandados por Assis Chateaubriand e o Grupo Globo, de Roberto Marinho.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDo partidarismo à informação : as mudanças estruturais no jornalismo brasileiro e a formação dos impérios midiáticosen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordJornalismoen
dc.subject.keywordHistória do jornalismoen
dc.subject.keywordMídiaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.06.T.19110-
dc.description.abstract1What was sought with this thesis was to analyze the historical, technical, economic, social and political factors that promoted important changes in journalism, here termed structural changes, present in the transition from partisan journalism for commercial journalism in Brazil. These changes have generated the conditions for the emergence of economically viable newspaper companies, which account for, from a historical point of view, the creation of large media conglomerates in the country in the first half of the twentieth century. Thus, we intended to understand how the Brazilian journalism evolved from an activity subject to political forces to commercial enterprise, the reference in this case are the first two Brazilian media conglomerates: the Diários Associados, led by Assis Chateaubriand and the Roberto Marinho’s Grupo Globo.-
dc.description.abstract2Lo que se buscaba con esta tesis era analizar los factores históricos, técnicos, económicos, sociales y políticos que promovieron cambios importantes en el periodismo, aquí llamados cambios estructurales, vigentes en la transición del periodismo partidista para el periodismo comercial en Brasil. Estos cambios han generado las condiciones necesarias para la aparición de las compañías de periódicos económicamente viables, que a su vez representan, desde un punto de vista histórico, la creación de grandes conglomerados de medios en el país en la primera mitad del siglo XX. Nuestra intención era entender cómo el periodismo brasileño evolucionó de actividad subordinada a las fuerzas políticas a iniciativas de carácter empresarial, cuyas referencias, en este caso, son los dos primeros conglomerados de medios brasileños: Os Diários Associados , liderados por Assis Chateaubriand y el Grupo Globo, de Roberto Marinho.-
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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