Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/19037
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DanielRamosdaSilva.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFausto Neto, Tiago Quiroga-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Ramos da-
dc.date.accessioned2015-12-23T14:35:52Z-
dc.date.available2015-12-23T14:35:52Z-
dc.date.issued2015-12-23-
dc.date.submitted2015-07-06-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Ramos da. Midiatização da Praça Roosevelt: espaço urbano, conflito e novas tecnologias da comunicação. 2015. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19037-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2015.en
dc.description.abstractApós passar dois anos em reforma, foi inaugurada, em 2012, a nova Praça Franklin Roosevelt, localizada na região central da cidade de São Paulo. Se antes da reforma a Praça era refugo de práticas não domesticadas e estigmatizadas, com a revitalização arquitetônica o equipamento urbano – anteriormente apelidado de equívoco de concreto – reapareceu de forma convidativa para ocupação generalizada. Dessa recente ocupação, novos lugares se formaram na Praça na medida em que ela concatenou formas divergentes de consumo e vivência desse/nesse espaço da cidade. Dentre essas formas, percebe-se a Praça como palco para eventos; como um nó dentro do circuito de consumo cultural e boêmio da cidade; como “pico” de skate; e como “vizinho problemático” para os apartamentos localizados em seu entorno. Práticas variegadas fizeram na Roosevelt seus lugares e, com a definição de suas fronteiras pela economia dos corpos e com a produção e distribuição de bens comunicacionais, trouxe a superfície, também, desentendimentos a respeito de como deveriam ser seus usos. A partir do cenário conflituoso estabelecido tanto pelos frequentadores e moradores da Praça Roosevelt, quanto por determinados veículos de comunicação, abre-se como aparato metodológico uma janela heurística, através da qual se procura entender a influência que as espacialidades – espaço traduzido em linguagem – exercem sobre as disputas de nomeação e significação do espaço urbano em um cenário tecnológico e cultural que conta com a disponibilidade da Web 2.0. A problemática esbarra em questões relacionadas à lógica de produção de espaço solidificada em políticas de globalização e se debruça sobre os enfrentamentos pelos quais a lógica global passa ao tentar abrir caminho em meio às variadas lógicas de produção de lugar existentes em uma ecologia rica como a urbana. Se valendo de uma etnografia em plataformas digitais, da análise de vídeos, fotos e textos, o presente trabalho entende a Web 2.0 como ingrediente responsável por acrescentar potência nas resistências locais, impremeditadas e de lógica horizontal, frente às tentativas de domesticação vertical da cidade e de seus usos.-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMidiatização da Praça Roosevelt : espaço urbano, conflito e novas tecnologias da comunicaçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPraças - São Paulo (SP)en
dc.subject.keywordSkate (esporte)en
dc.subject.keywordPraça Franklin Roosevelt - São Paulo (SP)en
dc.subject.keywordMidiatizaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19037-
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.