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Título: Jovens das classes populares e experiências do uso da internet como recurso de estudo e aprendizagem
Autor(es): Lopes, Kalliane Silva
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Internet na educação
Ensino médio
Estudo e ensino
Internet - técnicas de estudo e ensino
Jovens
Data de publicação: 20-Dez-2015
Referência: LOPES, Kalliane Silva. Jovens das classes populares e experiências do uso da internet como recurso de estudo e aprendizagem. 2015. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo tem como título: Jovens das classes populares e experiências do uso da internet como recurso de estudo e aprendizagem. O objetivo dessa dissertação é analisar as experiências de jovens do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública, localizada na região administrativa de Ceilândia- DF, com relação ao uso da internet para estudo, no contexto da desigualdade econômica, social e cultural. As questões norteadoras de pesquisa são: Quais são os usos que os jovens de classes populares do terceiro ano do ensino médio fazem da internet como recurso de estudo e aprendizagem? E como se apresenta a realidade sócio histórica destes sujeitos em face da desigualdade econômica e cultural? Utilizo como ponto de partida a abordagem de Castells (1999) e Sorj (2003) sobre a sociedade em rede atual. Em um segundo momento, utilizo: Bourdieu (1998) e Setton (2005) para trabalhar o conceito de Capital Cultural; Bondía (2002) e Benjamin (1986) sobre o conceito de experiência e Lahire (2002) sobre disposições culturais e trajetória. Faço uma abordagem dialética no sentido de trabalhar as contradições, relacionando os usos da internet às condições de vida no âmbito econômico e cultural desses jovens em questão. A pesquisa fez uso da aplicação de questionários junto a 108 jovens e da realização de entrevistas semiestruturadas com alguns destes. A partir da entrevista utilizo a análise crítica de discurso de Resende & Ramalho (2006) visando uma análise reflexiva. Os dados encontrados na pesquisa apontam que os jovens de classes populares utilizam a internet para estudo de forma intuitiva, não orientada. A realidade social, cultural e econômica marca o resultado dessa pesquisa a partir da percepção dos jovens enquanto sujeitos de uma classe popular que, na maioria das vezes percebem as diferenças apenas no aspecto econômico, embora estas também aconteçam através de disposições culturalmente construídas. Essas diferenças são notadas no uso da internet pelos jovens.
Abstract: This research is titled: Young of the popular classes and experience of using the internet as study and learning resource. The purpose of this dissertation is to analyze the experiences of young people of the third year of high school, a public school located in the administrative region of Ceilândia- DF, regarding the use of the internet to study in the context of economic inequality, social and cultural. The guiding research questions are: What are the uses to which the working class youth of the third year of high school make the internet as a study resource and learning? How is shown the reality‘s social-historical of these youths in the face of economic and cultural inequality? I use as a starting point the approach of Castells (1999) and Sorj (2003) on society in current network. In a second step, I use: Bourdieu (1998) and Setton (2005) to work the concept of cultural capital; Bondia (2002) and Benjamin (1986) on the concept of experience and Lahire (2002) on cultural and trajectory. I do a dialectical approach to work contradictions, listing the uses of the Internet to the living conditions in the economic and cultural context of these young people concerned. The research made use of the application of questionnaires to 108 young people and carrying out semi-structured interviews with some of these. For the interviews I use the critical analysis of speech Resende & Ramalho (2006) aimed at a reflective analysis. The findings in the survey show that the popular classes of young people use the internet to study intuitively, not oriented. The social, cultural and economic reality marks the result of this research from the perception of young people as subjects of a popular class that most often notice differences only in the economic aspect, although these also happen through culturally constructed provisions. These differences are noted in the use of the internet by young people.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18966
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