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ARTIGO_EsteticaSurrealistaXavante.pdf | 428,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A estética surrealista Xavante : intercâmbio cênico |
Outros títulos: | The surrealist Xavante aesthetic : experience of scenic contact |
Autor(es): | Silva, Soraia Maria Wéré’ éTsi’róbó, Estanislau |
Assunto: | Dança Xavante Performance (Arte) Surrealismo |
Data de publicação: | Jul-2006 |
Editora: | Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília |
Referência: | SILVA, Soraia Maria; WÉRÉ’ ÉTSI’RÓBÓ, Estanislau. A estética surrealista Xavante: intercâmbio cênico. VIS - Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB, Brasília, v. 5, n. 2, p. 111-119, jul./dez. 2006. |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar o relato de uma experiência de contato interétnico, sob a perspectiva estética do espelhamento surrealista, no estabelecimento de relações, no acesso à informação e nas tensões culturais resultantes
da elaboração do espetáculo Dança da guerra do povo Xavante, intercâmbio cênico realizado entre o Centro de Documentação
e Pesquisa em Dança ErosVolúsia (CDPDan/CEN/UnB) e o Instituto Indígena Tseretomodzatse Xavante.2
Na primeira etapa desse projeto, em março de 2005, foi realizada uma visita à aldeia Nossa Senhora da Guia em Barra
do Garça-MT, com o propósito de coletar informações visuais e sonoras de cantos, danças e ritos tradicionais daquela
cultura, assim como participar interativamente das manifestações corporais ali presentes. Na segunda etapa, em abril
de 2005, realizou-se um espetáculo interdiscíplinar, apresentado no DF (escolas, teatros, florestas, templos), mostrando
as danças xavantes, com a participação de trinta dançarinos xavantes, em diálogo com elementos da dança ocidental e
performance multimídia denominada “espelhamento especular”, realizada por Soraia Silva. Desse relato também consta
o depoimento “A dança e o canto-celebração da existência Xavante” realizado por Estanislau Wéré’ éTsi’róbó”. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work intends to present the reporting of an experience of an inter-ethnic contact, under the aesthetic perspective of the surrealist reflection in the establishment of relations, in the access to information, and in the cultural tensions resultant of the elaboration of the spectacle Dance of the war of the Xavante people, a scenic interchange realized between the Center of Documentation and Research in Dance Eros Volusia CEN/UnB and the aboriginal Institute Tseretomodzatse Xavante. In the first stage of this project, in March, 2005, a visit to the village Nossa Senhora da Guia do Garça-MT was realized, with the intention of collecting Wsuo/s and sonorous information’s, songs, dances and traditional rites of that culture, as well as participating interactively of the corporal manifestations present there. In the second stage, in April, 2005, an interdisciplinary spectacle was performed in the Federal District, presenting the Xavante dances, with the participation of 30 Xavante dancers, in dialogue with elements of the occidental dance and multimedia performance. The work also presents the deposition of "The dance and sing-celebralion of the Xavante existence", by Estanislau Wéré’ é Tsi'robo . |
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