Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18957
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EsteticaSurrealistaXavante.pdf428,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A estética surrealista Xavante : intercâmbio cênico
Outros títulos: The surrealist Xavante aesthetic : experience of scenic contact
Autor(es): Silva, Soraia Maria
Wéré’ éTsi’róbó, Estanislau
Assunto: Dança Xavante
Performance (Arte)
Surrealismo
Data de publicação: Jul-2006
Editora: Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília
Referência: SILVA, Soraia Maria; WÉRÉ’ ÉTSI’RÓBÓ, Estanislau. A estética surrealista Xavante: intercâmbio cênico. VIS - Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB, Brasília, v. 5, n. 2, p. 111-119, jul./dez. 2006.
Resumo: Este trabalho pretende apresentar o relato de uma experiência de contato interétnico, sob a perspectiva estética do espelhamento surrealista, no estabelecimento de relações, no acesso à informação e nas tensões culturais resultantes da elaboração do espetáculo Dança da guerra do povo Xavante, intercâmbio cênico realizado entre o Centro de Documentação e Pesquisa em Dança ErosVolúsia (CDPDan/CEN/UnB) e o Instituto Indígena Tseretomodzatse Xavante.2 Na primeira etapa desse projeto, em março de 2005, foi realizada uma visita à aldeia Nossa Senhora da Guia em Barra do Garça-MT, com o propósito de coletar informações visuais e sonoras de cantos, danças e ritos tradicionais daquela cultura, assim como participar interativamente das manifestações corporais ali presentes. Na segunda etapa, em abril de 2005, realizou-se um espetáculo interdiscíplinar, apresentado no DF (escolas, teatros, florestas, templos), mostrando as danças xavantes, com a participação de trinta dançarinos xavantes, em diálogo com elementos da dança ocidental e performance multimídia denominada “espelhamento especular”, realizada por Soraia Silva. Desse relato também consta o depoimento “A dança e o canto-celebração da existência Xavante” realizado por Estanislau Wéré’ éTsi’róbó”. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work intends to present the reporting of an experience of an inter-ethnic contact, under the aesthetic perspective of the surrealist reflection in the establishment of relations, in the access to information, and in the cultural tensions resultant of the elaboration of the spectacle Dance of the war of the Xavante people, a scenic interchange realized between the Center of Documentation and Research in Dance Eros Volusia CEN/UnB and the aboriginal Institute Tseretomodzatse Xavante. In the first stage of this project, in March, 2005, a visit to the village Nossa Senhora da Guia do Garça-MT was realized, with the intention of collecting Wsuo/s and sonorous information’s, songs, dances and traditional rites of that culture, as well as participating interactively of the corporal manifestations present there. In the second stage, in April, 2005, an interdisciplinary spectacle was performed in the Federal District, presenting the Xavante dances, with the participation of 30 Xavante dancers, in dialogue with elements of the occidental dance and multimedia performance. The work also presents the deposition of "The dance and sing-celebralion of the Xavante existence", by Estanislau Wéré’ é Tsi'robo .
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora e pela autora para disponibilizar este artigo, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.