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Título: Modelagem para a roteirização do processo de coleta e transporte dos resíduos sólidos urbanos
Outros títulos: Modeling for the routing of the process to collection and transportation of urban solid waste
Autor(es): Melquiades, José Antonio Rodríguez
Orientador(es): Fonseca, Adelaida Pallavicini
Assunto: Resíduos sólidos
Saúde
Sustentabilidade
Resíduos sólidos - transporte
Data de publicação: 11-Dez-2015
Referência: MELQUIADES, José Antonio Rodríguez. Modelagem para a roteirização do processo de coleta e transporte dos resíduos sólidos urbanos. 2015. xiii, 145 f., il. Tese (Doutorado em Transportes Urbanos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa bibliográfica revela uma preocupação dos governos federais com a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) com o objetivo de preservar a saúde da população, o meio ambiente urbano e rural. Por exemplo, no Brasil observa-se a criação da Lei 12.305/10 e, no Peru, da Lei 27.314/2000. Neste contexto e para o caso das cidades brasileiras esperava-se que, com o comando legal de desativação dos lixões até 2014, surgissem medidas que viabilizassem a coleta seletiva, reciclagem e reutilização para cerca de 80% do volume total de resíduos sólidos coletados e destinados a locais impróprios. No entanto, o que se observa é o não cumprimento das metas propostas em ambas as leis vis-à-vis as metas reais dos governos locais. Infere-se que isso se deve essencialmente à falta de uma boa estrutura organizacional, gerencial e operacional dos respectivos governos capaz de atender às demandas da população. A rigor, pode-se concluir que o maior problema das cidades está na falta de uma rede logística reversa, amparada por um adequado sistema de informação gerencial e de controle operacional que, por sua vez, integre todos os participantes formais e informais, privados ou não, que atuam e trabalham com os RSU. Nesse sentido esta pesquisa tem como objetivo principal modelar e planejar uma rede logística reversa para uma região urbana, dimensionando o fluxo de RSU que será movimentado ao longo da rede, o número e capacidade das estações de coleta, das unidades produtivas e especiais necessárias para sua coleta, transporte e disposição final. Os resultados obtidos mostram ser possível realizar a modelagem matemática desse tipo de problema com baixo investimento, assim como aplicá-la em várias regiões sem necessidade de grandes mudanças no modelo proposto.
Abstract: The literature reveals a concern of Federal Governments with the disposal of municipal solid waste (MSW) in order to preserve the health of the population, the urban and rural environment. For example, in Brazil there has been the creation of Law 12,305 / 10 and, in Peru, of Law 27,314 / 2000. In this context and for the case of Brazilian cities, it was expected that, with the legal command for the deactivation of landfills by 2014, measures would be adopted in order to enable the selective collection, recycling and reuse for about 80% of the total volume of collected solid waste and intended to inappropriate places. However, what is observed is the non compliance of the proposed goals in both laws vis-à-vis the real targets of local governments. It is inferred that this is due mainly to the lack of proper organizational, managerial and operational structure of these governments able to meet the demands of the population. Rigorously, it can be concluded that the biggest problem of the cities is the lack of a reverse logistics network supported by an adequate system of managerial information and operational control which, in turn, integrates all formal and informal, private or not, participants that act and work with MSW. In this sense, this research aims to model and plan a reverse logistics network to an urban area, dimensioning the flow of MSW that will be moved along the network, the number and capacity of collection stations, and the productive and special units required for their collection, transportation and final disposal. The results show to be possible perform mathematical modeling of this problem with low investment, as well as apply it in various regions without major changes in the proposed model.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.T.18899
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