Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18824
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_Lucas Almeida Alencar.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Louise Brandes Moura-
dc.contributor.authorAlencar, Lucas Almeida-
dc.date.accessioned2015-11-30T13:03:27Z-
dc.date.available2015-11-30T13:03:27Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.date.submitted2014-07-14-
dc.identifier.citationALENCAR, Lucas Almeida. Filosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2014. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18824-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho visou à produção de uma unidade didática para o ensino de Biologia da Célula e Genética nas séries finais do Ensino Fundamental. É composto por um diálogo intitulado Clara e as Ciências da Natureza, com três capítulos e um manual do professor modelado no Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Os capítulos tratam da aprendizagem de alguns conceitos da Biologia da Célula e Genética utilizando habilidades de pensamento. De maneira análoga aos trabalhos de Lipman, o objetivo foi o de despertar a curiosidade e desenvolver o raciocínio crítico dos leitores. No diálogo, os personagens são desenvolvidos de forma a mostrar aos leitores como o pensamento reflexivo pode fazer diferença significativa no pensamento e na ação das crianças. O produto educativo apresenta inovações com relação ao Programa de Filosofia para Crianças pois os personagens iniciam suas investigações com as concepções alternativas encontradas na literatura de ensino e aprendizagem de Biologia da Célula e Genética para só depois fazerem a passagem para o conhecimento consensual científico. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study was aimed at the production of a cell biology and genetics teaching unit to 8th to 9th middle school students. The unit is composed of a story in dialogue form, named Clara and Natural Sciences, with three chapters and a teachers’ manual. The unit is modeled on Matthew Lipman’s Philosophy for Children program, each chapter presents some concepts from cell biology and genetics which are developed along with some thinking skills. In a way analogous to Lipman’s work, the main objective of the story was to the stimulate readers’ curiosity and develop critical thinking capabilities. The characters are constructed in such a way to show the reader the ways in which reflective thought may make a difference on children’s thinking and action. The educational product shown here innovates with reference to the Philosophy for Children program for the inquiry begins with some misconceptions found on the research literature of children’s learning cell biology and genetics; the fictional children progressively move from misconceptions to consensual scientific knowledge.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFilosofia para crianças como modelo para ensinar conceitos básicos de biologia celular e genética para alunos dos anos finais do ensino fundamentalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordGenética - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordBiologia celular - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPensamentoen
dc.subject.keywordCrianças e filosofiaen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.contributor.advisorcoRibeiro, Alice Melo-
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.