Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18813
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NataliaLeaoPrudente.pdf5,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNuto, João Vianney Cavalcanti-
dc.contributor.authorPrudente, Natália Leão-
dc.date.accessioned2015-11-27T14:34:30Z-
dc.date.available2015-11-27T14:34:30Z-
dc.date.issued2015-11-27-
dc.date.submitted2015-07-08-
dc.identifier.citationPRUDENTE, Natália Leão. Relações dialógicas entre autor e leitor em Serena, de Ian McEwan. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18813-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2015.en
dc.description.abstractO presente estudo almeja delinear a maneira pela qual autor e leitor se entrelaçam ao longo da narrativa metaficcional de Serena, de Ian McEwan, podendo tornar-se um só em determinados momentos. Para tanto, far-se-á uma análise com base no conceito de dialogismo de Bakhtin e dos pressupostos teóricos de Foucault, Barthes, Booth, Iser, Jauss, Eco e Piglia, que elucidam os papéis de autor e leitor em relação ao texto. Desse modo, pretende-se compreender na narrativa os vários níveis de leitura que ora se sobrepõem, ora são paralelos entre si, configurando uma investigação em que a análise da relação entre leitor e autor pode ser estendida a toda relação humana: analisar-se mutuamente a todo instante, o outro e a si mesmo.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleRelações dialógicas entre autor e leitor em Serena, de Ian McEwanen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAutoren
dc.subject.keywordLeitoren
dc.subject.keywordDialogismoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18813-
dc.description.abstract1The present study aims to analyze the way in which author and reader relates with each other along the metafictional narrative Sweet Tooth, written by Ian McEwan, and could become one at certain times. To this aim, there will be an analysis based on the concept of dialogism of Bakhtin and the theoretical assumptions of Foucault, Barthes, Booth, Iser, Jauss, and Eco and Piglia, which elucidate the roles of author and reader in relation to the text. Thus, we intend to understand in the narrative the various reading levels which sometimes overlaps herein are parallel to each other by setting up an investigation in which the analysis of the relationship between author and reader can be extended to every human relationship: by analyzing each other every time, the other and your own self.-
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.