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Título: O papel das bibliotecas públicas na promoção do letramento informacional : a percepção dos bibliotecários
Autor(es): Alves, Mirian Ferreira
Orientador(es): Suaiden, Emir José
Assunto: Bibliotecas públicas
Letramento informacional
Bibliotecários
Data de publicação: 19-Nov-2015
Referência: ALVES, Mirian Ferreira. O papel das bibliotecas públicas na promoção do letramento informacional: a percepção dos bibliotecários. 2015. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Sociedade da Informação e do Conhecimento apresenta novos desafios e oportunidades para as Bibliotecas Públicas, que são apontadas por diversos autores como instituição essencial para a formação de cidadãos plenos, aptos à sobrevivência na Sociedade da Informação. Neste contexto destaca-se o letramento informacional, conceito relacionado ao aprender a aprender, ao aprendizado permanente ao longo da vida e à informação para a resolução de problemas, essencial para a formação de aprendizes autônomos, capazes de reconhecer suas necessidades de informação, além de acessá-la e utilizá-la de modo crítico e ético. Sendo o bibliotecário o profissional responsável pelas ações destinadas ao desenvolvimento do letramento informacional em sua comunidade e a influência que os seus conceitos e percepções sobre o fenômeno exercem em sua atuação e posicionamento em relação à questão, o estudo teve como objetivo identificar e descrever as diferentes concepções de bibliotecários atuantes nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras sobre o letramento informacional. A metodologia, de abordagem qualitativa e caráter exploratório utilizou como método a fenomenografia. Entrevistas individuais em profundidade foram utilizadas como instrumento de coleta de dados. Foram identificadas quatro categorias de descrição e uma subcategoria, que representam as formas qualitativamente diferentes de compreensão e vivência do letramento informacional pelos bibliotecários entrevistados. A pesquisa representa uma das primeiras tentativas de inserção da biblioteca pública nas discussões sobre letramento informacional no Brasil e possibilitou ampliar o conhecimento sobre uma questão ainda pouco explorada.
Abstract: The Information and Knowledge Society presents new challenges and opportunities for public libraries, which are identified by several authors as an essential institution for the formation of active citizens, able to survive in the Information Society. In this context it highlights the information literacy concept related to learning to learn, to lifelong learning throughout life and information for problem-solving, critical to the formation of self-directed learners, able to recognize their information needs, and access it and use it in a critical and ethical way. Being the professional librarian responsible for the actions for the development of information literacy in your community and the influence that their concepts and perceptions on the phenomenon engaged in its performance and positioning on the issue, the study aimed to identify and describe the different conceptions of librarians active in the Brazilian state public libraries on information literacy. The methodology of qualitative approach and exploratory used as a method to fenomenografia. Individual in-depth interviews were used as data collection instrument. Description of four categories were identified and a subcategory, representing qualitatively different forms of understanding and experience of information literacy by respondents librarians. The research is one of the first attempts to insert the Public Library in discussions on information literacy in Brazil and possible increase knowledge about an issue not explored.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18779
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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