Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lignelli, César | - |
dc.contributor.author | Garcia, Rafael | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-13T12:03:00Z | - |
dc.date.available | 2015-11-13T12:03:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-13 | - |
dc.date.submitted | 2015-06-12 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Rafael. TRANScriações: sobre mudanças que fizemos de nossos corpos. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18750 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este estudo pretende ampliar as discussões acerca das artes, na mediação da relação singularidade corpo/mundo, como possibilidade de conhecimento sensível, de formação ética, estética e como meio para militância social, política, expressiva e de transformação. Uma compilação de pesquisas referenciais, pedagógicas, filosóficas, sociológicas, políticas e de criações poéticas e estéticas, que refletem a construção social e corpóreo-visual dos ―sujeitos‖ de gêneros no sistema capitalista ocidental moderno que, em sua predeterminação, teve como forma e norma o par ideal e binário de gênero masculino e feminino, heteronormatizado numa hierarquia dogmática, falogocêntrica, colonialista de poder, saber e ser, e eurocentrista, que opera através da linguagem em processos de diferença, classificação e exclusão.
Uma pesquisa auto referencial de um artista e criador das artes do corpo e do espetáculo e de corpo de gênero transviado, que parte da exaltação poética, artística e estética da corporeidade/visualidade travesti, idealizada como performance política de enfrentamento e afirmação da singularidade e da multiplicidade das sexualidades que transgridem a heteronormatividade imposta. Para refletir no corpo, em pesquisa, criação e espetáculo, antigas, mas ainda sólidas estruturas sociais de categorização dos sujeitos, pautadas em dogmatismos e superstições monistas que regem, ainda, nossos sistemas de ensino, política e legislação. Reflete as derivações e imbricações sociológicas, históricas e afetivas no trajeto de uma singularidade que resolve viver a visualidade e a sexualidade expressiva do seu desejo em uma sociedade de cultura heternormativa, patriarcal, predominantemente homofóbica, machista e sexista como a brasileira.
São transcrições e criações de conceitos, ideais, pensamentos e sensações. TRANScriações. Estas transitam entre as fronteiras das pesquisas acadêmicas, dos gêneros e linguagens, das artes cênicas, visuais, plásticas, performativas, literárias, sustentando e objetivando, por fim, poéticas, pesquisas e obras artísticas espetaculares performáticas e políticas sobre o corpo e a cultura de gênero TRANSviado no pós- moderno cotidiano de nossas relações. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | TRANScriações : sobre mudanças que fizemos de nossos corpos | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Corpo | en |
dc.subject.keyword | Gênero | en |
dc.subject.keyword | Sexualidade | en |
dc.subject.keyword | Performance (Arte) | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18750 | - |
dc.description.abstract1 | This study aims to enlarge the discussions about arts, in mediation of the relation body/word, as a possibility of a sensitive knowledge, of an ethical formation, esthetic, and as way for social militancy, political, expressive and of a transformation. A compilation of referencial studies, pedagogical, philosophical, sociological and political and of esthetics and poetics creations, that reflect the social construction and bodily-visual of the subject of gender in the modern western capitalist system that, in its predetermination, had as form and precept the ideal and binary pair of masculine and feminine gender, ―heteronormatizado‖ in a dogmatic hierarchy, ―falogocêntrica‖, colonialist of being able, knowing and being, and ―eurocentrista‖, that operates through language in processes of difference, classification and exclusion.
A self-referential research from an artist and creator of the body arts and spectacle and of led astray gender body, that comes from of poetic exaltation, artistic and esthetic from body/looks transvestite, idealized as political performance of confrontation and affirmation of singularity and multiplicity of sexualities that transgress the imposed heteronormativity. To reflect on the body, in research, creation and spectacle, old but still solid social structures of subjects categorization, ruled by dogmatisms and superstitions ―monistas‖ that command our sistems of education, legislation and politic. Reflect the derivations and imbrications, sociological, historical and affective in the trajectory of a singularity that decides to live the expressive visuality and sexuality of their desire in a society of ―heteronormativa‖ culture, patriarchal, predominantly homophobic and sexist as the Brazilian.
These are ―transcriações‖ and creations of concepts, ideas, thoughts and sensations. ―TRANScriações‖. These transit through the frontiers of academic researches, of genders and languages, of performing arts, visual, plastic, performative, literary, supporting and intending, poetics, researches and performative spectacular artistic works and political about the body and the gender culture ―TRANSviado‖ in the postmodern everyday of our relations. | - |
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