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2014_MateusdeAndradePacheco.pdf7,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBrito, Eleonora Zicari Costa de-
dc.contributor.authorPacheco, Mateus de Andrade-
dc.date.accessioned2015-11-13T11:01:30Z-
dc.date.available2015-11-13T11:01:30Z-
dc.date.issued2015-11-13-
dc.date.submitted2014-12-04-
dc.identifier.citationPACHECO, Mateus de Andrade. Milton Nascimento: num canto do mundo, o conto do Brasil. 2014. 376 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18746-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2014.en
dc.description.abstractEssa pesquisa se envereda por uma pluralidade de experimentos do cantor-compositor Milton Nascimento com linguagens artísticas, abrindo espaço para se vislumbrar sua inquietude. Essa perspectiva possibilita reflexões sobre a própria mobilidade da música de Milton, aqui entendida como plano aberto à interação com sonoridades e artistas vindos de diversas paragens do Brasil e do exterior. O olhar atento à música de Milton Nascimento cria oportunidade de lidar com uma expressiva diversidade de gêneros musicais, reelaborados e amalgamados numa fusão plural e movente onde se deixa entrever sonoridades e temáticas buscadas no passado e no presente, de forma a se construir uma memória musical alicerçada em várias temporalidades. Essa tendência musical constrói-se sobre solos culturais diversos, de onde são buscados aqueles elementos dialogais que traduzem uma marca do artista: a avidez por compreender e ser compreendido não exatamente a partir de uma mensagem inscrita na canção, mas, sobretudo, pela inquietação que uma certa familiaridade possa despertar na (in)consciência de quem o escuta e retraduz. A partir desse manejo, portanto, a cultura, a música brasileira e o Brasil são postos em discussão, numa espécie de metalinguagem musical que historiciza o próprio fenômeno musical.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMilton Nascimento : num canto do mundo, o conto do Brasilen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordNascimento, Milton, 1942-en
dc.subject.keywordHistória culturalen
dc.subject.keywordMúsica popular - Brasilen
dc.subject.keywordMúsicos brasileirosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.18746-
dc.description.abstract1This research leads to plural experiments from the singer-composer Milton Nascimento, using artistic expressions in order for us to catch a glimpse of his questions. This perspective enables reflections about the very mobility of Milton’s music, here understood as an opened plan which interacts with sounds and artists from various stoppages in Brazil and abroad. The watchful eye on the Milton Nascimento’s music creates an opportunity to deal with a significant diversity of musical genres, reworked and amalgamated into a plural moving fusion where he conjectured sounds and themes pursued in the past and present, in order to build a musical memory grounded in multiple temporalities. This musical trend is built on many cultural soils from which we sought dialogic elements that reflect one of the artist’s brands: the hunger to understand and to be understood not just as a message engraved on a song, but especially for the disturbance brought by a certain familiarity that awakes the (un)consciousness of those who hear and retranslates him. From this movement, therefore, the culture, Brazilian music and Brazil are discussed in a musical metalanguage which historicizes musical phenomenon itself.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
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