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2015_LucianaMedeirosTeixeira.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorThomaz, Paulo César-
dc.contributor.authorTeixeira, Luciana Medeiros-
dc.date.accessioned2015-10-28T17:41:09Z-
dc.date.available2015-10-28T17:41:09Z-
dc.date.issued2015-10-28-
dc.date.submitted2015-06-22-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Luciana Medeiros. As múltiplas representações de Eva Perón: mito e disputa política em Santa Evita. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18641-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2015.en
dc.description.abstractO propósito desta dissertação foi analisar, a partir de uma narrativa ficcional, como um cadáver pode despertar uma onda de fanatismo e violência e simbolizar o destino de uma nação. Igualmente buscamos refletir sobre os resquícios do período ditatorial nas primeiras décadas do século XXI por meio do cruzamento entre ficção, história e discurso político. Para tanto, analisamos o romance Santa Evita, do jornalista e escritor argentino Tomás Eloy Martínez. Partimos, primeiramente, do estudo do contexto histórico no qual se insere a narrativa para, assim, considerar a violência do período, o tratamento dado à memória, os resquícios do estado de exceção que sobrevivem na contemporaneidade e seu cruzamento com a literatura latino-americana. Logo, passamos para o estudo das representações de Eva Perón presentes na narrativa e suas utilizações na política, assim como sua relação com o mito fundador argentino, para chegarmos, enfim, à análise da violência infligida a seu corpo morto. Percebemos, na narrativa de Santa Evita, seu corpo roubado como um lugar de violência e de resistência ao regime ditatorial. Evita como vítima e desaparecida prefigura, dessa forma, a repressão posterior dos anos 60, 70 e 80. Ela é a primeira dos 30 mil mortos e desaparecidos políticos da última ditadura argentina. Na obra, Evita é a metáfora do poder, mas também da resistência contra seus abusos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAs múltiplas representações de Eva Perón : mito e disputa política em Santa Evitaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPerón, Eva, 1919-1952en
dc.subject.keywordRepresentação literáriaen
dc.subject.keywordEloy Martínez, Tomás, 1934-2010 - crítica e interpretaçãoen
dc.subject.keywordArgentina - históriaen
dc.subject.keywordLiteratura argentinaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18641-
dc.description.abstract1This dissertation’s purpose was to analyze, from a fiction narrative, how a corpse can arouse a wave of fanaticism and violence and symbolize a nation’s destiny. We also sought to reflect on the remnants of the dictatorial period in the first decades of the twenty-first century through the crossing between fiction, history and political discourse. Therefore, we analyzed the novel Santa Evita, from the Argentine journalist and writer Tomás Eloy Martínez. First we set out the study of the historical context in which the narrative is inserted to thus consider the period’s violence, the treatment given to memory, the state of exception’s vestiges that survive in contemporary times and its intersection with Latin American literature. Then we moved on to the study of Eva Perón’s representations present in the narrative and its uses in politics as well as its relationship with the Argentine myth founder to reach, finally, the analysis of violence towards her dead body. We realize, in Santa Evita’s narrative, her stolen body as a place of violence and resistance to the dictatorial regime. Evita as a victim and missing prefigures, thereby, the subsequent repression of the 60s, 70s and 80s. She’s the first of 30.000 political dead and missing of the last Argentine dictatorship. In the book, Evita is the power’s metaphor, but also resistance against its abuses.-
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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