Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18619
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MendelAlmeidaQueiroz.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Programa Nacional de Assistência Estudantil : o caso da Universidade de Brasília
Autor(es): Queiroz, Mendel de Almeida
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Assunto: Ensino superior
Capital humano
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Data de publicação: 22-Out-2015
Referência: QUEIROZ, Mendel de Almeida. O Programa Nacional de Assistência Estudantil: o caso da Universidade de Brasília. 2015. xiv, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo demonstrar como a Universidade de Brasília se comportou após a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil, e como este pode ser orientado para contribuir com o desenvolvimento econômico nacional. Para tanto, verificou-se o número de estudantes beneficiados pela Assistência Estudantil, os programas ofertados e a forma de ingresso destes na Universidade. A Teoria do Capital Humano reforça a ideia que a educação é o principal instrumento de mobilidade social, e seus benefícios ultrapassam o ganho salarial, apontando o Ensino Superior como aquele que apresenta o maior crescimento na Taxa Interna de Retorno da Educação. E ainda, analisaram-se os índices de trancamentos de matrículas e desligamentos ocorridos na referida instituição no período pré e pós-implantação do Programa supramencionado.
Abstract: This study intended to demonstrate how the University of Brasilia behaved after the implementation of the National Student Assistance Program and how this can be oriented to contribute to national economic development. Therefore, it was found the number of students benefited from the Student Assistance, the programs who were offered to them and the way they got into University. The Theory of Human Capital reinforces the idea that education is the main instrument of social mobility and its benefits outweigh the wage gain, pointing Higher Education as one that has the highest Internal Rate of Return of Education. Besides, it was analyzed the interruption of enrollment and University shut downs occurred in that institution in the pre- and post-implementation of the program.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado em Economia, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.5.D.18619
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.