Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1861
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Joseval dos Reis Miranda.pdf592,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O currículo da formação inicial de professores que atuam na educação de jovens e adultos : do concebido ao vivido
Outros títulos: The curriculum of the initiatory education of teachers who work in the education of young persons and adults : from what is conceived of to what is experience
Autor(es): Miranda, Joseval dos Reis
Orientador(es): Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto: Professores - formação
Educação de jovens e adultos
Prática de ensino
Data de publicação: 5-Out-2009
Referência: MIRANDA, Joseval dos Reis. O currículo da formação inicial de professores que atuam na educação de jovens e adultos: do concebido ao vivido. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo geral compreender como o currículo da formação inicial dos pedagogos tem contribuído na formação de professores para a atuação na Educação de Jovens e Adultos. O estudo buscou o desdobramento em objetivos específicos como: analisar como os professores que atuam nas classes de Educação de Jovens e Adultos percebem o currículo da própria formação inicial no tocante às questões teórico-práticas da educação de jovens e adultos; analisar como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos avaliam a prática pedagógica dos seus professores; analisar como o currículo da formação inicial influencia na prática docente dos professores na Educação de Jovens e Adultos e analisar quais são os saberes da formação inicial dos professores que são demandados pela prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. Esta compreensão vai ocorrer a partir das análises das professoras egressas do curso de Pedagogia, os professores que atuam no curso de formação em Pedagogia, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da coordenadora do curso de Pedagogia e da coordenadora municipal de Educação de Jovens e Adultos, situados todos no município de Bom Jesus da Lapa - Bahia. A metodologia de pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso e a utilização de alguns procedimentos/instrumentos, como: análise documental, entrevista semi-estruturada, observação participante e grupo focal. O diálogo entre as referências teóricas e os achados da pesquisa pautaram-se em três eixos. No primeiro eixo, o pesquisador com base em Imbernón (2005), Tardif (2005), Veiga (2001), Alarcão (2001), Vásquez (1990), Pimenta (2005), Kincheloe (1997), Nóvoa (1999), Pérez Gómez (1998) e Bernstein (1988,1996) buscou desenvolver os conceitos da formação inicial e os reflexos desta na prática pedagógica. No eixo seguinte contamos com as contribuições de Bernstein (1988,1996), Santomé (1998), Goodson (2005), Sacristán (2000), Silva (2005), Moreira & Silva (1995), Apple (2006) e Moreira (2004) que nos permitiram compreender os conceitos e concepções de currículo, a forma como este se expressa na formação docente. Já no terceiro eixo que gira em torno da Educação de Jovens e Adultos como um dos espaços da prática pedagógica, tivemos o apoio teórico de Paiva, V. (2003), Paiva, J. (2006), Soares (2001, 2003), Gadotti (2005), Freire (2006, 2006b), Reis (2000), Barbier (1998), Veiga (2005, 2006), Pinto (2005) e Ribeiro (1999), que nos possibilitaram uma maior compreensão do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos, a necessidade do exercício do protagonismo nesta modalidade educativa e também a respeito do profissional e a sua atuação neste espaço educativo. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade da efetivação de algumas ações que podem contribuir tanto para a formação inicial quanto para a Educação de Jovens e Adultos como espaço da prática pedagógica aqui pesquisada. Enfim, consideramos que este trabalho não está fechado, pois, a nossa expectativa é que as ponderações aqui iniciadas e apresentadas sejam provocadoras de novas reflexões com vistas ao aperfeiçoamento do currículo da formação inicial de professores. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation has the general objective of understanding how the curriculum of the initiatory education of pedagogues has contributed to the development of teachers to act in the Education of Young Persons and Adults. The study has sought to break the topic into specific objectives like: analyzing how teachers who work with Education of Young Persons and Adults classes see the curriculum of their own initiatory education as regards the theoreticalpractical issues of the education of young persons and adults; analyzing how the students in the Education of Young Persons and Adults evaluate the pedagogical practices of the teachers; analyzing how the curriculum of the initiatory education influences the teacher’s practice in the Education of Young Persons and Adults and analyzing what knowledge contents of the initiatory training of the teachers are required by the pedagogical practice in the Education of Young Persons and Adults. This understanding will occur from the analyses of the teachers coming out of the Pedagogy Course, the teachers working in the Pedagogical Development Course, the students in the education of young persons and adults, in the first years of Elementary School, the coordinator of the Pedagogy Course and the local coordinator of the education of the Education of Young Persons and Adults, all located in the town of Bom Jesus da Lapa – Bahia. The research methodology chosen was the qualitative approach by means of and the utilization of some procedures/tools like: document analysis, semistructured interview, participant observation and focal group. The interaction between the theoretical references and the research findings were based on three axes. On the first axis, based on Imbernón (2005), Tardif (2005), Veiga (2001), Alarcão (2001), Vásquez (1990), Pimenta (2005), Kincheloe (1997), Nóvoa (1999), Pérez Gómez (1998) and Bernstein (1988,1996), the researcher sought to develop the concepts of the initiatory training and its reflections on the pedagogical practice. On the following axis, we relied on the contributions of Bernstein (1988,1996), Santomé (1998), Goodson (2005), Sacristán (2000), Silva (2005), Moreira & Silva (1995), Apple (2006) and Moreira (2004), which enabled us to understand the curriculum concepts and conceptions, the way in which the curriculum is expressed in teacher education. On the third axis, which winds around the education of young persons and adults as one of the areas of pedagogical practice, we had the theoretical support of Paiva, V (2003), Paiva, J (2006), Soares (2001, 2003), Gadotti (2005), Freire (2006, 2006b), Reis (2000), Barbier (1998), Veiga (2005, 2006), Pinto (2005) and Ribeiro (1999), which enabled us to have a greater understanding of the historical course of the Education of Young Persons and Adults, the need to exercise protagonism in this educational modality, and also onto the professional and onto his action in this educational area. The results of the research indicate the need for some effective actions that will contribute both to the initiatory training and to the Education of Young Persons and Adults as an area for the pedagogical practice thus researched. Finally, we consider that this paper is not finalized yet, for our expectation is that the points brought forth by it will provoke new reflections with the objective of improving the curriculum of the initiatory teacher development training.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.