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dc.contributor.advisorMukai, Yûki-
dc.contributor.authorSilveira, Rossini Fonseca-
dc.date.accessioned2015-07-17T13:29:02Z-
dc.date.available2015-07-17T13:29:02Z-
dc.date.issued2015-07-17-
dc.date.submitted2015-03-02-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Rossini Fonseca. Crenças docentes: motivação e autonomia na aprendizagem de inglês como LE. 2015. xiii, 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18455-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.en
dc.description.abstractEsta dissertação consiste em um estudo de caso, de cunho interpretativista, que teve como objetivo investigar as crenças de duas professoras de inglês sobre a motivação de aprendizagem autônoma de seus aprendizes no contexto de uma escola pública de ensino médio, em Luís Eduardo Magalhães, Bahia. Este estudo teve como objetivos: a) Investigar a influência de crenças sobre autonomia de aprendizagem na prática de ensino de professores de língua inglesa; b) Refletir sobre as contribuições da motivação para a seleção e o engajamento de objetivos, metas e estratégias que auxiliem na contextualização de aprendizagem autônoma em língua inglesa, enfatizando o papel do professor e suas crenças; c) Analisar as relações entre os construtos crenças, motivação e autonomia nas ações desempenhadas pelas professoras em situações de ensino-aprendizagem de LE. Para tanto, o referencial teórico foi baseado no estudo de crenças (BARCELOS, 2003, 2004, 2006, 2007; FÉLIX, 1998; GIMENEZ, 2002; KALAJA, 2003; KUDIES, 2005; NESPOR, 1987; PAJARES, 1992, POSNER, 1982 entre outros), motivação (DÖRNYEI, 2001, 2003; GARDNER, 1995; PINTRICH; SCHUNK, 1996 entre outros) e autonomia (BENSON, 1997; DICKINSON, 1994; HOLEC, 1981; LEFFA, 2003; PAIVA, 2005, 2009; WENDEN, 1986 entre outros). Quanto à metodologia, este estudo é qualitativo (CHIZZOTTI, 2011) e utiliza o estudo de caso (TELLES, 2002), por se tratar das crenças de duas professoras em um contexto específico. Foram utilizados instrumentos como questionários com itens abertos, observação de aulas com notas de campo, diário do pesquisador e entrevista semiestruturada para a coleta de dados (VIEIRA-ABRAHÃO, 2006). Os resultados demonstraram que as participantes acreditam que a motivação seja um fator essencial para o sucesso na aprendizagem de inglês (LE), mas apontam para restrições quanto ao desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Neste estudo também foi possível constatar que as crenças das participantes atuam, de forma determinante, sobre o desempenho de seus papéis e na tomada de decisões pedagógicas relacionadas ao ensino de inglês.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCrenças docentes : motivação e autonomia na aprendizagem de inglês como LEen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLíngua estrangeira - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordAprendizagem - língua inglesaen
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordAutonomia escolaren
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18455-
dc.description.abstract1This dissertation consists of a case study of interpretative nature, which aimed to investigate the beliefs of two English teachers on autonomous learning motivation of their students in the context of a public high school in Luis Eduardo Magalhães, Bahia. This study aimed to: a) investigate the influence of learning autonomy over beliefs in the practice of English language teachers teaching; b) to reflect on the contributions of the motivation for the selection and engagement of objectives, goals and strategies to assist in the context of independent learning in English, emphasizing the role of the teachers and their beliefs; c) to assess the relationship between the constructs beliefs, motivation and autonomy in actions performed by the participants in teaching-learning situations LE. Therefore, the theoretical framework was based on the beliefs of study (BARCELOS, 2003, 2004, 2006, 2007; FÉLIX, 1998; GIMENEZ, 2002; KALAJA, 2003; KUDIES, 2005; NESPOR, 1987; PAJARES, 1992, POSNER 1982 among others), motivation (DÖRNYEI, 2001, 2003; GARDER, 1995; PINTRICH; SCHUNK, 1996 among others) and autonomy (BENSON, 1997; DICKINSON, 1994; HOLEC, 1981; LEFFA, 2003; PAIVA, 2005, 2009; WENDEN 1986 and others). As for the methodology, this study is qualitative (CHIZZOTTI, 2011) and uses the case study (TELLES, 2002), since those were the beliefs of two teachers in a specific context. Instruments were used as questionnaires with open items, classroom observations with field notes, diary researcher and semi-structured interviews for collecting data (VIEIRA-ABRAHÃO, 2006). The results show that the participants believe that motivation is a key factor for success in learning English (LE), but point to restrictions on the development of learner autonomy. This study also established that the beliefs of the participants act, decisively, on the performance of their roles and making educational decisions related to teaching English.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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