Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18447
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SamaraCarolinedeAraujo.pdf12,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Em busca de um projeto transdisciplinar : criatividade, processos do design e intervenções artísticas
Autor(es): Araújo, Samara Caroline de
Orientador(es): Gatti, Thérèse Hofmann
Assunto: Educação
Transdisciplinaridade
Design
Arte e educação
Data de publicação: 17-Jul-2015
Referência: ARAÚJO, Samara Caroline de. Em busca de um projeto transdisciplinar: criatividade, processos do design e intervenções artísticas. 2015. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar práticas educativas em sintonia com características da contemporaneidade. Apoia-se em importantes pensadores que refletiram sobre o contexto complexo atual, seus desafios e o papel da educação. Acredita-se que aspectos da educação precisam evoluir e adaptar-se ao contexto pós-moderno. Assim, pretende-se relacionar processos do design, da arte e da educação, para investigar, refletir e propor alternativas e aproximar a educação dos desafios impostos pelas transformações e pelas incertezas contemporâneas. Trata-se de buscar a educação que auxilie a formação integral do indivíduo, a fim de ajudá-lo a situar-se no mundo. Como resultado das reflexões, desenvolveu-se uma proposta de projeto transdisciplinar vivenciado numa escola pública, o Centro Educacional São Francisco, também conhecido como Chicão. A escola fica em São Sebastião, na periferia do Distrito Federal. A experiência aconteceu com uma turma do 2º ano do ensino médio, durante um semestre, cujo desafio era a realização de intervenções artísticas. O projeto foi orientado por processos do design, feito de forma colaborativa, e as atividades mesclaram pesquisa, planejamento, processos criativos, aprendizado de técnicas, confecção de trabalhos práticos e reflexivos. Nesse sentido, propõe-se uma experiência aliada à formação de seres conscientes, sensíveis, inspirados e integrados ao seu ecossistema.
Abstract: This research aims to investigate educational practices in harmony with contemporary features. It is supported by important thinkers who reflected on the current complex environment, its challenges and the role of education. It is believed that aspects of education must evolve and adapt to the post-modern context. We intend to relate design processes, art and education, in order to propose alternatives, approximating education to the challenges imposed by the changes and contemporary uncertainties. The quest is to seek a kind of education that assists the integral formation of the individual, helping on situating each one at the world. As a result of reflections, a proposal for a transdisciplinary project was developed at a public school, the Educational Center of São Franscisco, also known as Chicão. The school is in São Sebastião, on the outskirts of the Federal District. The experience was with a class of 2nd year of high school, during a semester, through challenging production of artistic interventions. The project was driven by design processes, made collaboratively, and the activities blended research, planning, creative processes, learning techniques, preparation of practical and reflective tasks. In this sense, the experiment proposed is aligned with the formation of conscious, sensitive and inspired beings, integrated to its ecosystem.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18447
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.