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dc.contributor.authorRamos, Alcida Rita-
dc.date.accessioned2015-06-25T11:45:20Z-
dc.date.available2015-06-25T11:45:20Z-
dc.date.issued2008-05-
dc.identifier.citationRAMOS, Alcida Rita. Nomes Sanumá entre gritos e sussuros. Etnográfica, Lisboa, v. 12, n.1, p. 59-69, maio 2008. Disponível em: <http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/etn/v12n1/v12n1a04.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18382-
dc.description.abstractComo os demais indígenas Yanomami, os Sanumá (o subgrupo mais setentrional dessa família lingüística amazônica) praticam com afinco o sigilo dos nomes próprios. No entanto, ao contrário dos outros, eles praticam também a suspensão do sigilo quando se trata de fazer coisas com nomes , para parafrasear J. L. Austin. Transformados em ferramentas sociais, os nomes sanumá são capazes de marcar o público com recursos do privado. Assim, alguns poucos nomes masculinos são retirados de seu sigilo doméstico para anunciar o surgimento de grupos patrilineares com os quais os Sanumá organizam sua vida política e matrimonial. Com o advento do conquistador, nomes estrangeiros começaram a entrar no léxico social dos Sanumá, aliviando, assim, a pressão sobre a quebra de sigilo onomástico. Primeiro missionários protestantes, com seus Davis e suas Saras, depois garimpeiros e outros aventureiros da mata, com seus regionalismos e alcunhas idiossincráticas – Ceará, Paraíba, Passarão, etc. – têm contribuído substancialmente para que os nomes sanumá fiquem cada vez mais preservados do ouvido público. Pareceria, então, não ser mais necessário sussurrar nomes para identificar as pessoas, podendo-se agora chamá-las aos gritos. No entanto, as coisas não se passam bem assim. De que modo a etiqueta dos nomes tem reagido a essas mudanças é o que tentarei esquadrinhar aqui. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractLike the other Yanomami Indians, the Sanumá (the northermost subgroup of this Amazon language family) preserve their personal names in secrecy. But, unlike most Yanomami, they suspend this secrecy when it is necessary to do things with names , to paraphrase J. L. Austin. Personal names, transformed into social tools, are capable of marking the public sphere with devices coming from the private realm. In this way, a few male names lose their secrecy so as to herald the emergence of new patrilineal groups with which the Sanumá organize their marriage and political life. With the arrival of outsiders, foreign names made their entrance in the Sanumá social lexicon, thus relieving the pressure over name secrecy. First came protestant missionaries with the Davids and Sarahs, then gold miners and other jungle adventurers with their regional and idisioncratic nicknames – Ceará, Paraíba, Passarão, etc. – greatly contributing to keep Sanumá personal names away from the public ear. It would thus seem that whispering would no longer be necessary, and crying out people s names could be done at ease. Things, however, are not as they seem. To what extent Sanumá naming etiquette has reacted to these changes is what I intend to scrutinize.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherCentro em Rede de Investigação em Antropologia - CRIAen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleNomes Sanumá entre gritos e sussurosen
dc.title.alternativeSanumá names between cries and whispersen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordIndígenas da America do Sul - Brasil - Amazôniapt_BR
dc.subject.keywordIndígenas da América do Sul - línguaspt_BR
dc.subject.keywordIndígenas Yanomamipt_BR
dc.subject.keywordSanumápt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, em 22de março de 2013, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.en
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