Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18362
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FernandadaSilvaSant’Anna.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos
Autor(es): Sant’Anna, Fernanda da Silva
Orientador(es): Barroso, Eloisa Pereira
Assunto: Educação patrimonial
Turismo
Cidadania
Patrimônio cultural - proteção
Data de publicação: 22-Jun-2015
Referência: SANT’ANNA, Fernanda da Silva. Educação patrimonial e a formação do turista cidadão: um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos. 2015. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O Projeto Re(vi)vendo Êxodos se caracteriza pelo ensino e orientação de jovens no contexto de três áreas específicas que são: Cidadania, Patrimônio e Qualidade de Vida. O presente projeto de pesquisa se propõe a analisar o Projeto Re(vi)vendo Êxodos a partir da Educação Patrimonial como conscientizador do educando quanto à importância da valorização de sua cultura e, ainda, como incentivo à prática responsável de preservação do Patrimônio permitindo que o cidadão aprenda a enxergar a sua cidade de maneira diferenciada, levando à construção e prática de um novo olhar e, consequentemente, ao surgimento do Turista Cidadão. Com o intuito de esclarecer esta perspectiva a presente dissertação traz uma análise dos conceitos do Fenômeno Turístico que podem ser utilizados para compreender a importância da Educação Patrimonial para este fenômeno. As acepções acerca das categorias Experiência e Educação propostas por autores específicos, também serão analisadas em relação à vivência sociocultural dos alunos participantes do Projeto Re(vi)vendo Êxodos.
Abstract: The Re(vi)vendo Êxodos Project is characterized by the teaching and guidance of young people in three specific areas that are: Citizenship, Heritage and Life Quality. This research project aims to analyze the Re(vi)vendo Êxodos Project based on heritage education as conscientizing of educating on the importance of valuing their culture and also as an incentive to practice responsible conservation Heritage allowing citizens learn to understand their city differently, leading to the construction and practice of a new perspective and, consequently, the appearance of Tourist Citizen. Craving clarify this perspective this dissertation presents an analysis of the concepts of the Tourism Phenomenon that can be used to understand the importance of heritage education for this phenomenon. The meanings of the categories Experience and Education proposals for specific authors, will also be analyzed in relation to socio-cultural experience of students participating at the Re(vi)vendo Êxodos Project.
Unidade Acadêmica: Centro de Excelência em Turismo (CET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Mestrado Profissional, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18362
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.