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Título: As ondas revitalizadoras da criatividade no ensino superior de enfermagem : estudo comparativo e multifatorial do perfil criativo dos atores educacionais
Outros títulos: The revitalizing waves of creativity in higher education of nursing : comparative and multifactorial study of the creative profile of educational actors
Las olas revitalizadoras de la creatividad en la educación superior de Enfermería : estudio comparativo y multifactorial del perfil creativo de los actores educacionales
Autor(es): Apolinário, Onã da Silva
Orientador(es): Alves, Elioenai Dornelles
Coorientador(es): Rodrigues, Maria Cristina Soares
Assunto: Enfermagem
Ensino superior
Criatividade
Pesquisa
Data de publicação: 21-Mai-2015
Referência: APOLINÁRIO, Onã da Silva. As ondas revitalizadoras da criatividade no ensino superior de enfermagem: estudo comparativo e multifatorial do perfil criativo dos atores educacionais. 2015. 296 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução – Investigações relacionadas à cultura dos cuidados precisam colocar a criatividade no temário científico. Na ciência da enfermagem existem poucos estudos na temática devido à ênfase investigativa clínico-tecnicista. Objetivo geral – Caracterizar a fisionomia expressivo-criativa na formação de enfermeiros em dois Cursos de Graduação do Distrito Federal-Brasil, sendo um público e outro particular, e a relação com a produção do cuidado integral, mediada por Teorias da criatividade e do Ser Humano Unitário. Método – Estudo exploratório, descritivo e analítico, de natureza quali-quantitativa. Definiu-se a questão norteadora: na opinião de professores e alunos, em que extensão o Curso de Graduação em Enfermagem favorece o desenvolvimento e a expressão da criatividade dos atores educacionais, considerando o enfoque multifatorial: atuação docente, nível de criatividade e barreiras? Referente ao enquadramento conceitual, baseou-se na Ciência do Ser Humano Unitário, Teoria Geral para o Desenvolvimento da Produtividade Criativa em Jovens, Teoria Sistêmica da Criatividade. O período de coleta de dados ocorreu de agosto de 2013 a maio de 2014. Os cenários da pesquisa foram representados por dois Cursos de Graduação de Enfermagem, um particular (Cenário 1) e outro público (Cenário 2), localizados em Brasília-DF. Participaram do estudo 277 pessoas: Cenário 1, Grupo Alegrar (A) com 18 docentes e Grupo Brincar (B) com 136 estudantes; Cenário 2, Grupo Colorir (C) com oito docentes e Grupo Divertir (D) com 115 estudantes. Coletaram-se os dados utilizando Cadernos de Pesquisa específicos: Grupo A (azul), Grupo B (verde), Grupo C (amarelo), Grupo D (lilás). Utilizaram-se os instrumentos de pesquisa: Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes, Escala de Avaliação do Nível de Criatividade e Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal, Quadro de características criativas, três perguntas abertas e dados complementares. Realizaram-se análises estatísticas aos dados quantitativos de frequência absoluta e percentual, média, desvio padrão, teste t de Student, Análise de Variância; análise temática de conteúdo e o NVivo aos dados qualitativos. Resultados – relativo ao Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes, a amostra geral docente concordou que o próprio desempenho favorece o desenvolvimento da criatividade; porém, a amostra discente duvidou ou discordou (p-valor=0,00). Relativo à Escala de Avaliação do Nível de Criatividade, não constatou diferença significativa entre as amostras docentes e discentes (p-valor=0,17), da percepção de nível de criativo, considerando autoavaliação, avaliação professores-alunos e avaliação interpares. As características do perfil criativo amostral destacadas foram curiosidade, espontaneidade, coragem e persistência. Resultados do Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal sobre os aspectos que afetam a criatividade foram significativos às amostras: Fator 1(Inibição/Timidez), Fator 3(Repressão Social), Fator 4 (Falta de Motivação), excetuando o Fator 2 (Falta de Tempo/Oportunidade). As três perguntas abertas, submetidas à análise temática de conteúdo, resultaram em Quadros Matriciais, Categorias, Unidades Temáticas e Unidades de Registro. Utilizou-se o software NVivo para sistematizar o resultado final, com ilustração de Cata-ventos de Palavras mais frequentes. Conclusão: a criatividade é elemento da essência humana importante no contexto educativo. O ensino de enfermagem pode promover a expressão criativa docente-discente emergindo características da complexidade como o pensamento independente, divergente, flexível, intuição, outras, desenvolvendo potencialidades necessárias ao cuidado inovador e criativo.
Abstract: Introduction – Investigations related to the caring culture need to put the creativity in the scientific agenda. In the science of nursing, there are few studies on the theme due to clinical-technical investigative emphasis. General objective – Characterize the creative-expressive physiognomy nursing formation in two undergraduate courses of the Federal District-Brazil, being one private and the other public, and the relation with the production of integral care, mediated by theories of creativity and Unitary Human Being. Method - Exploratory study, descriptive and analytical, quali-quantitative in nature. It was defined the guiding question: in the opinion of teachers and students in what extent the nursing undergraduate program encourages the development and expression of creativity of educational actors, considering the multifactorial approach: teaching performance level of creativity and barriers? Concerning the conceptual framework was based on the science of the Unitary Human Being, General Theory for the Development of Creative Productivity in Young People, Systemic Theory of Creativity. The data collection period occurred from August 2013 to May 2014. The search scenarios were represented by two Nursing Undergraduate Programs, one private (Scenario 1) and the other public (Scenario 2), located in Brasília- Federal District. 277 people participated in the study: Scenario 1, Alegrar Group (A) with 18 teachers and Brincar Group (B) with 136 students; Scenario 2, Colorir Group (C) with 8 teachers and Divertir Group (D) with 115 students. Specific Research Notebooks were used to collect data: Group A (blue), Group B (green), Group C (yellow), Group D (lilac). Research tools were used: Survey Assessment of Faculty Procedures, Scale Evaluation of Creativity Level and Inventory Barriers to Personal Creativity, Table of creative features, three open questions and additional data. Statistical analyzes of quantitative data of absolute frequency and percentages were performed, average, standard deviation, Student’s t test, Variance Analysis; thematic analysis of content and the NVivo qualitative data. Results – Related to the Survey Assessment of Faculty Procedures, the faculty general sample agreed that the performance itself favors the development of creativity, however the student sample doubted or disagreed (p-value=0,00). Related to the Scale Evaluation of Creativity Level no significant difference between the faculty’s and student’s samples was verified (p-value=0,17), from the perception of creative level, considering self-evaluation, teacher-student evaluation and peer evaluation. The characteristics of creative sampling profile highlighted were curiosity, spontaneity, courage and persistence. Results from Inventory Barriers to Personal Creativity about the aspects that affect the creativity were significant samples: Factor 2 (Inhibition/Shyness), Factor 3 (Social Repression), Factor 4 (Lack of Motivation), except the Factor 2 (Lack of Time/Opportunity). The three open questions submitted to thematic content analysis, resulted in Matrix Frames, Categories, Thematic Units and Registration Units. The software NVivo was used to systemize the final result, with the illustration of the most frequent Words Pinwheel. Conclusion: creativity is the element of the human essence important in educational context. Nursing education can promote creative expression teacher-student aiming to emerge characteristics of complexity – independent thinking, divergent and flexible, intuition, others – developing the necessary capabilities to the innovative and creative caring.
Resumen: Introducción – Investigaciones relacionadas a la cultura de los cuidados necesitan colocar la creatividad en el temario científico. En la ciencia de la enfermería hay pocos estudios en la temática debido a la énfasis investigativa clínico-tecnicista. Objetivo general –Caracterizar la fisonomía expresivo-creativa en la formación de enfermeros en dos Cursos de Graduación del Distrito Federal, siendo uno público y otro particular, y la relación con la producción del cuidado integral, mediada por Teorías de la Creatividad y del Ser Humano Unitario. Método – Estudio exploratorio, descriptivo y analítico, de naturaleza cuali-cuantitativa. Fue definida la cuestión norteadora: en la opinión de profesores y alumnos, ¿en qué extensión el Curso de Graduación en Enfermería favorece el desarrollo y la expresión de la creatividad de los actores educacionales, considerando el enfoque multifactorial: actuación docente, nivel de creatividad y barreras? Referente al encuadramiento conceptual fue basado en la Ciencia del Ser Humano Unitario, Teoría General para el Desarrollo de la Productividad Creativa en Jóvenes, Teoría Sistémica de la Creatividad. El periodo de colecta de datos ocurrió de agosto de 2013 a mayo de 2014. Los escenarios de la investigación fueron representados por dos Cursos de Graduación de Enfermería, uno particular (Escenario 1) y otro público (Escenario 2), ubicados en Brasilia-DF. Participaron del estudio 277 personas: Escenario 1, Grupo Alegrar (A) con 18 docentes y Grupo Jugar (B) con 136 estudiantes; Escenario 2, Grupo Colorir (C) con 8 docentes y Grupo Divertir (D) con 115 estudiantes. Fueron colectados los datos utilizando Cuadernos de Investigación específicos: Grupo A (azul), Grupo B (verde), Grupo C (amarillo), Grupo D (lila). Fueron utilizados los instrumentos de investigación: Cuestionario de Evaluación de Procedimientos Docentes, Escala de Evaluación del Nivel de Creatividad e Inventario de Barreras a la Creatividad Personal, Cuadro de características creativas, tres preguntas abiertas y datos complementares. Fueron realizadas análisis estadísticas a los datos cuantitativos de frecuencia absoluta y porcentual, media, desviación estándar, teste t de Student, Análisis de varianza; análisis temática de contenido y el NVivo a los datos cualitativos. Resultados – relativo al Cuestionario de Evaluación de Procedimientos Docentes, la muestra general docente concordó que el propio desempeño favorece el desarrollo de la creatividad; sin embargo la muestra discente dudó o discordó (p-valor=0,00). Relativo a la Escala de Evaluación del Nivel de Creatividad no constató diferencia significativa entre las muestras docentes y discentes (p-valor=0,17), de la percepción de nivel de creativo, considerando autoevaluación, evaluación profesores-alumnos y evaluación por pares. Las características del perfil creativo muestral destacadas fueron curiosidad, espontaneidad, coraje y persistencia. Resultados del Inventario de Barreras a la Creatividad Personal sobre aspectos que afectan la creatividad fueron significativos a las muestras: Factor 1(Inhibición/Timidez), Factor 3(Represión Social), Factor 4(Falta de Motivación), exceptuando el Factor 2 (Falta de Tiempo/Oportunidad). Las tres preguntas abiertas, sometidas a análisis temático de contenido, resultaron en Cuadros Matriciales, Categorías, Unidades Temáticas y Unidades de Registro. Fue utilizado el software NVivo para sistematizar el resultado final, con ilustración de Cata-vientos de Palabras más frecuentes. Conclusión: la creatividad es elemento de la esencia humana importante en el contexto educativo. La enseñanza de enfermería puede promover la expresión creativa docente-discente visando emerger características de la complexidad - pensamiento independiente, divergente y flexible, intuición, otras - desarrollando potencialidades necesarias al cuidado innovador y creativo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18227
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