Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alfinito, Solange | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Manoel Brod | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-20T18:33:10Z | - |
dc.date.available | 2015-05-20T18:33:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2015-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Manoel Brod. A educação híbrida e sua efetividade em universidades públicas do Brasil. 2015. xii, 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18226 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação híbrida é uma modalidade de ensino que combina características do ensino presencial tradicional e da educação a distância, mediante a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Devido a sua crescente aplicação em cursos de ensino superior, o objetivo da presente pesquisa foi investigar se a educação híbrida pode ajudar a aumentar a efetividade social das universidades públicas brasileiras. Recorreram-se aos princípios da teoria institucional, das teorias da administração pública e de inovações em serviços com vistas a analisar os macro e microprocessos das universidades públicas brasileiras, contribuindo assim para a literatura escassa dessas áreas no Brasil. No método, foram realizados dois estudos quantitativos, sendo o primeiro o cálculo dos valores do índice de qualidade do gasto público (IQGP) a partir dos dados secundários disponíveis no Censo da Educação Superior (INEP, 2014) e o segundo, uma intervenção quase experimental em turmas de graduação do curso de administração da Universidade de Brasília (UnB). Os principais resultados encontrados na análise dos dados foram que não houve diferença estatística significativa tanto em relação ao IQGP quanto as notas das provas dos estudantes ao se comparar os cursos presenciais e os cursos híbridos, sugerindo que mesmo com o uso das TICs no ensino, a qualidade educacional e a efetividade social se mantêm. A partir disso, apesar da necessidade de estudos complementares em outras áreas/instituições para confirmar tais achados, os resultados indicam a importância de um planejamento para a aplicação e utilização da educação híbrida com vistas a uma maior contribuição para o alcance da Meta nº 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e uma adequação nos currículos dos cursos superiores, de forma que a utilização das TICs impactem positivamente na aprendizagem dos graduandos. Recomenda-se ainda, como agenda de pesquisa, a realização de estudos qualitativos para se conhecer as TICs adotadas e vantagens adicionais de sua utilização. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Blended learning is a teaching method that combines features of traditional classroom teaching and distance education through the use of information and communication technologies (ICTs). Due to its increasing use in higher education courses, the aim of this research was to investigate whether blended learning can help increase the social effectiveness Brazilian public universities. Appealed up to the principles of institutional theory, theories of public administration and service innovations in order to analyze the macro and micro processes of Brazilian public universities, thus contributing to the limited literature of these areas in Brazil. The method consisted of the conduction of two quantitative studies. The first calculated the values of public spending quality index (IQGP) from secondary data available on the Higher Education Census (INEP, 2014) and the second study was a quasi-experimental intervention undergraduate classes in the course of administration of the University of Brasilia (UnB). The main findings in the analysis were that there was no statistically significant difference in terms of both IQGP and students’ scores in comparing the classroom courses and blended courses, suggesting that even with the use of ICTs in education, educational quality and social effectiveness remain. From this, despite the need for further studies in other areas/institutions to confirm these findings, the results indicate the importance of planning implementation and use of blended learning in order to better contribute to the achievement of Target 12 of the National Education Plan (PNE) 2014-2024 and an adjustment in the curriculum of higher education, so that the use of ICTs impacting positively on learning of the students. It is also recommended, as research agenda, conducting qualitative studies to assess ICTs adopted and advantages of their use. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A educação híbrida e sua efetividade em universidades públicas do Brasil | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Administração pública - Brasil | en |
dc.subject.keyword | Ensino superior - avaliação | en |
dc.subject.keyword | Inovação em serviços | en |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades públicas - Brasil | en |
dc.subject.keyword | Educação híbrida | en |
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dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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