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Título: Relações entre compartilhamento de conhecimento organizacional e ações de gestão de conhecimento na administração Direta Federal
Autor(es): Silva, Fábio Ferreira
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Compartilhamento da informação
Gestão do conhecimento
Aprendizagem
Data de publicação: 14-Mai-2015
Referência: SILVA, Fábio Ferreira. Relações entre compartilhamento de conhecimento organizacional e ações de gestão de conhecimento na administração Direta Federal. 2015. xiii, 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional é reconhecido pela comunidade acadêmica como sendo influenciado pelas ações de gestão de conhecimento, ou como também são denominadas, os mecanismos de aprendizagem. A existência de tal premissa ampara o objetivo deste estudo, qual seja identificar empiricamente a influência de mecanismos de aprendizagem proporcionados por organizações sobre o compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional. Para o alcance do objetivo foi desenvolvido um estudo de natureza quantitativa, no qual foi investigada uma amostra de 268 indivíduos de organizações civis e militares da Administração Direta Federal. O questionário utilizado nesta investigação foi composto pela Escala de Mecanismo de Aprendizagem em Organizações (EMAO), a qual foi adaptada por ocasião do presente estudo, além de uma escala sobre o compartilhamento do conhecimento, a qual foi desenvolvida no âmbito desta investigação. Após a realização da análise fatorial para ambas as escalas, procedeu-se uma análise de correlação canônica entre o grupo de variáveis associadas aos mecanismos de aprendizagem (variáveis independentes) e o grupo de variáveis sobre compartilhamento do conhecimento (variáveis dependentes). Os resultados encontrados na análise de correlação canônica indicam que os mecanismos de aprendizagem são responsáveis por explicar 35% da variância (R²=0,352) do grupo de variáveis sobre compartilhamento do conhecimento. Após a análise dos dados, conclui-se que as principais contribuições desta investigação foram (a) mensurar a intensidade da relação existente entre os mecanismos de aprendizagem e o compartilhamento do conhecimento e (b) testar o efeito preditivo dos mecanismos de aprendizagem sobre o compartilhamento do conhecimento.
Abstract: The knowledge sharing in the organizational environment is recognized by the academic community as being influenced by knowledge management actions, or as they are also called, learning mechanisms. This premise supports the objective of this study, that is, empirically identify the influence between learning mechanisms provided by organizations for knowledge sharing over knowledge sharing in the organizational environment. To reach this goal it was developed a quantitative study in which were investigated a sample of 268 individuals from civil and military organizations in the Brazilian Federal Administration. The questionnaire used was composed of the Measurement Scale of Organizational, which was adapted during the present study, and a measurement scale of knowledge sharing, which was developed in this investigation. Upon completion of the factor analysis on both scales, it was proceeded a canonical correlation analysis between the group of variables associated to learning mechanisms (independent variables) and the group of knowledge sharing variables (dependent variables). The results found in the canonical correlation analysis indicate that learning mechanisms are responsible for explaining 35% of the variance (R² = 0,352) for the group of knowledge sharing variables. After analyzing the data, it is concluded that the main contributions of this research were (a) measure the intensity of the relationship between the learning mechanisms and knowledge sharing and (b) testing the predictive effect of learning mechanisms over knowledge sharing.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18150
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