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dc.contributor.advisorBotelho Filho, Flávio Borges-
dc.contributor.authorSieb, Décio Lauri-
dc.date.accessioned2015-05-14T11:39:29Z-
dc.date.available2015-05-14T11:39:29Z-
dc.date.issued2015-05-14-
dc.date.submitted2015-03-06-
dc.identifier.citationSIEB, Décio Lauri. Estratégias de comercialização: o caso dos agricultores familiares do Assentamento Rio Paraíso – Município de Jataí (GO). 2015. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18145-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2015.en
dc.description.abstractO trabalho analisou as estratégias que os agricultores familiares, do Assentamento Rio Paraíso, têm utilizado para acessar os mercados. Estudou-se os arranjos e canais de comercialização. A pesquisa utilizou como referencial teórico a New Institucional Economics (NIE), como foco na influência dos atores institucionais nas relações sociais e econômicas que são estabelecidas entre os grupos de ação coletiva. Foi aplicado um questionário em uma amostra de agricultores familiares do assentamento. Foram entrevistadas lideranças de organizações sociais e agentes públicos. Os principais resultados do trabalho indicaram que para definir o que produzir os agricultores são influenciados pela tradição e conhecimento na atividade, pelos resultados econômicos, pela facilidade de acesso ao mercado e as condições da família no tocante a disponibilidade de pessoas para o trabalho. Os agricultores reconhecem o papel das instituições sindicais, associativas e cooperativas, pela sua atuação direta ou indireta. A maioria das famílias entende a cooperativa como canal preferencial para acessar o mercado. A importância das políticas públicas de estímulo à comercialização foi constatada. A dependência de políticas públicas por parte da cooperativa, para lograr resultados compensadores para os agricultores familiares é constatada no estudo.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEstratégias de comercialização : o caso dos agricultores familiares do Assentamento Rio Paraíso – Município de Jataí (GO)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTrabalhadores rurais - Goiás (Estado)en
dc.subject.keywordAgricultura familiaren
dc.subject.keywordCooperativismoen
dc.subject.keywordAssentamento agrárioen
dc.subject.keywordPolítica públicaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18145-
dc.description.abstract1This study analyzes the strategies that family farmers from the Rio Paraíso settlement have used to access the markets, the arrangements and the marketing channels. The research used as a theoretical framework the New Institutional Economics (NIE), focused on the influence of institutional actors in social and economic relations established between the collective action groups. A questionnaire was applied to a sample of family farmers from the settlement. And were interviewed leaders of social organizations and government officers. The main results of the work indicate that the farmer’s production are defined and influenced by tradition and knowledge in the activity, the economic results, the market access facility and family conditions concerning the availability of people to work. Farmers recognize the role of trade unions, associations and cooperatives, by them direct or indirect performance. Most families understand the cooperative as the preferred channel to access the market. The importance of public policies to stimulate the commercialization was observed in the research, also the dependence on public policies by the cooperative, to achieve good results for family farmers.-
dc.description.unidadeFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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