Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Shimizu, Helena Eri | - |
dc.contributor.author | Mascarenhas, Gisela da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-28T18:04:15Z | - |
dc.date.available | 2015-04-28T18:04:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2014-11-14 | - |
dc.identifier.citation | MASCARENHAS, Gisela da Costa. Decreto 7.508/11: implantando dispositivos: estudo de caso da região de saúde de Sobral - Ceará. 2014. x, 159 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.identifier.uri | repositorio.unb.br/handle/10482/18020 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2014. | en |
dc.description.abstract | Introdução: No Brasil, o Decreto 7.508/11 apresentou o desafio da implantação de
um novo modelo organizativo na saúde, disciplinando a articulação interfederativa;
estabelecendo as Comissões Intergestores; as Regiões de Saúde, referências para
organização das Redes de Atenção e transferência de recursos; definindo as portas
de entrada e o ordenamento do cuidado; instituindo a RENASES; o Mapa de Saúde,
instrumento para identificação de necessidades de saúde e orientação do
Planejamento Regional Integrado; e instituindo o Contrato Organizativo da Ação
Pública (COAP). O presente trabalho encontrou justificativa na necessidade de
analisar o processo de implementação de dispositivos do Decreto e elementos de
coordenação federativa correspondentes. Objetivo Geral: :analisar o processo de
Planejamento Regional Integrado da Região de Saúde de Sobral-CE no Estado do
Ceará, em 2012. Objetivos Específicos: descrever o processo de implantação dos
dispositivos do Decreto 7.508/11, no Estado do Ceará, região de saúde de Sobral;
Analisar os conteúdos dos eixos do Mapa da Saúde; descrever a atuação da
Comissão Intergestores Bipartite e Comissão Intergestora Regional no processo de
elaboração do COAP da Região de Saúde de Sobral; e por fim, analisar se o
processo de construção do instrumento técnico jurídico COAP compôs eixos de
negociação política. Método: realizou-se estudo de caso, qualitativo, justificado na
novidade e na escassez de estudos dos processos de planejamento regional em
saúde no Brasil. Estudou-se a região de saúde de Sobral - Ceará, uma das quatro
primeiras regiões sanitárias brasileiras a atender aos novos dispositivos, e
correspondente Mapa da Saúde, base do processo de Planejamento Regional
Integrado, cuja produção compôs o COAP de Sobral - CE. Como procedimentos de
coleta de dados foram empregadas observações de campo e análise documental.
Investigou-se o Planejamento Regional Integrado de Sobral utilizando-se duas
matrizes analíticas: uma voltada para os conteúdos do Mapa da Saúde, verificando
conteúdos e coerência estruturais dos instrumentos; e outra voltada para as relações
intergovernamentais institucionais e políticas, identificando os impactos das
inovações na gestão. Resultados: diante da complexidade da conformação
federativa brasileira, o Planejamento Regional Integrado implementado propicia
mudanças no exercício de poder no âmbito da política de saúde (atores, ideologia,
novas estratégias e novos instrumentos), trazendo desafios para a governança do
processo. A dimensão técnica observada no Mapa da Saúde de Sobral, requer
aprimoramento. De inovador, identificou-se a uniformização da base técnica
orientada por diretrizes políticas e pela transparência da situação de saúde da região
para a discussão do planejamento dos três entes federados. A governança no
planejamento foi determinada por um quadro institucional favorável à participação de
atores institucionais, estabelecendo relações cooperativas entre governos.
Conclusão: O processo político representou o pilar sobre o qual a inovação
tecnológica e jurídica promoveram mudanças na produção institucional. A dimensão
técnica observada no instrumento Mapa da Saúde requer aprimoramento quanto ao
conjunto de elementos necessários à expressão da realidade local. O arcabouço
teórico-metodológico do estudo, suas matrizes analíticas e correspondentes
dimensões relacionadas às normas, podem ser transferidas e utilizadas em outros
estudos, aplicadas em outras realidades permitindo a construção coletiva do
conhecimento. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Decreto 7.508/11 : implantando dispositivos: estudo de caso da região de saúde de Sobral - Ceará | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Federalismo | en |
dc.subject.keyword | Política pública | en |
dc.subject.keyword | Saúde - planejamento | en |
dc.subject.keyword | Planejamento regional - Brasil | en |
dc.subject.keyword | Brasil. Decreto n. 7.508, de 28 de junho de 2011 | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.D.18020 | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: In Brazil, Decree 7.508/11 presented the challenge of implementing a new organizational model in health, regulating the interfederative articulation; establishing the Inter managers Committees; the health regions, references to the organization of Care Networks and transfer of resources; setting the entrance doors and the planning of care; instituting RENASES; the Health Map, tool to identify health needs and to guide the Integrated Regional Planning; and the institution of the Organizational Contract of Public Action (COAP). The study found justification in the need to analyze the process of implementing the Decree devices and corresponding federal coordination elements. General Objective: To analyze the process of Integrated Regional Planning of the Health Region of Sobral at Ceará State, in 2012. Specific Objectives: To describe the implementation process of the Decree 7.508 /11 devices, in the state of Ceará, at the region health of Sobral; to Analyze the contents of the axes of the Health Map; to describe the role of the Two parts Commission and the Three parts Regional Inter Mangers Commission in the process of elaboration of Sobral Health Region COAP; and finally, to analyze if the construction process of the technical legal instrument COAP had axes of political negotiation. Method: The authors conducted a case study, qualitative, justified in the novelty and lack of studies about regional planning processes in health in Brazil. We studied the health region Sobral - Ceará, one of the first four Brazilian health regions to meet the new devices, and corresponding map of Health, base of the Integrated Regional Planning process, which composed the COAP of Sobral - CE. To collect data the procedures used were field observations and document analysis. We investigated the Sobral Integrated Regional Planning using two analytical matrices: one focused on the contents of the Health Map, checking structural content and consistency of the instruments; and another focused on institutional inter governmental relations and policies, identifying the impacts of innovations in management. Results: Given the complexity of the Brazilian federal conformation, the implemented Integrated Regional Planning provides changes in the exercise of power in health policy scope (actors, ideology, new strategies and new instruments), bringing challenges to the governance of the process. The technical dimension observed in Sobral Health Map requires improvement. Innovative, it was identified the standardization of the technical basis guided by policy guidelines and transparency of the health situation in the region to the discussion of the planning with the three federated counties. Governance in the planning was determined by an institutional framework conducive to the participation of institutional actors, establishing cooperative relations between governments. Conclusion: The political process represented the pillar on which technological and legal innovation promoted changes in institutional production. The technical dimension observed in the instrument Health Map requires improvement on the set of elements necessary to express the local reality. The theoretical and methodological framework of the study, its analytical matrices and corresponding dimensions related to standards, can be transferred and used in other studies, applied in other settings allowing the collective construction of knowledge. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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