Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18001
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianoMartinsdePaiva.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Marilde Loiola de-
dc.contributor.authorPaiva, Adriano Martins de-
dc.date.accessioned2015-04-27T17:44:53Z-
dc.date.available2015-04-27T17:44:53Z-
dc.date.issued2015-04-27-
dc.date.submitted2015-12-09-
dc.identifier.citationPAIVA, Adriano Martins de. Advocacia-Geral da União: instituição de estado ou de governo? estudo comparativo entre os governos FHC (1999-2002) e Lula (2007-2010). 2015. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urirepositorio.unb.br/handle/10482/18001-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2015.en
dc.description.abstractA Advocacia-Geral da União está prevista no Art. 131 da CF/88 com a atribuição exclusiva de representar judicialmente a União e prestar consultoria e assessoria jurídica ao Executivo federal. Produto da redemocratização brasileira, encontra-se vinculada diretamente ao Presidente da República, com a incumbência de traduzir juridicamente o projeto político do governo. Após destacarmos as correntes normativas que a concebem como instituição de Estado mais ou menos autônoma frente ao governo, apresentamos uma pesquisa documental a partir de atos produzidos durante os governos de FHC (1999-2002) e LULA (2007-2010), cuja análise do resultado evidencia uma variação da atuação institucional de acordo com o projeto político em execução. Colhemos ainda impressões dos advogados da União a fim de ilustrar a influência do Executivo na autonomia funcional do órgão, notadamente por meio dos cargos em comissão. Na conclusão apontamos as perspectivas de modificação orgânica e funcional que podem garantir à Advocacia-Geral da União o desempenho institucional assegurado na constituição, a fim de que possa enfim contribuir na viabilização jurídica das políticas públicas imprescindíveis para o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAdvocacia-Geral da União : instituição de estado ou de governo ? estudo comparativo entre os governos FHC (1999-2002) e Lula (2007-2010)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEstado democrático de Direitoen
dc.subject.keywordSeparação de poderesen
dc.subject.keywordPoder Executivoen
dc.subject.keywordBurocraciaen
dc.subject.keywordPolítica públicaen
dc.subject.keywordSilva, Luiz Inácio Lula da, 1945- política e governoen
dc.subject.keywordBrasil - política e governoen
dc.subject.keywordAdvocacia-Geral da União (AGU)en
dc.subject.keywordCardoso, Fernando Henrique, 1931- política e governoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.18001-
dc.description.abstract1The Attorney General of the Union is provided in Art. 131 from the CF/88 with the exclusive assignment court to represent the Union providing advice and counsel to the Federal Executive. Like a Brazilian democratization product is linked directly to the President, with the task of translating the political project of the government. After we deploy the normative theories that conceive as a state institution more or less autonomous against the government, we present a documentary research from acts produced during the FHC (1999-2002) and LULA (2007-2010), whose analysis of the result shows a variation of institutional action in accordance with the political project running. Still reap impressions of Union lawyers to illustrate the influence of the Executive in the functional autonomy of the body, notably through the commissioned positions. In conclusion, we point out the prospects for organic and functional changes that can guarantee the Union Attorney General recommended the institutional performance in the constitution, in order that it may ultimately contribute to the legal viability of public policies essential for the improvement of the democratic state.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciência Política (IPOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.