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Título: Igreja e poder na África romana no século IV : o discurso do pecado em Agostinho de Hipona na De Ciuitate Dei
Autor(es): Silva, George Augusto da
Orientador(es): Fonseca, Celso Silva
Assunto: Crenças
Igreja - história
Pecado
Agostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430
Data de publicação: 16-Abr-2015
Referência: SILVA, George Augusto da. Igreja e poder na África romana no século iv: o discurso do pecado em Agostinho de Hipona na De Ciuitate Dei. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar a experiência histórica de elaboração da crença moral no pecado, ancorado no discurso do poder, enquanto lógica discursiva, como parte do cânone da Igreja cristã, à luz dos escritos de Agostinho de Hipona, contextualizado na África romana, com ênfase na segunda metade do século IV e início do século V. Tal crença constituiu para a Igreja um forte discurso de manutenção de uma lógica de hierarquização social, estabelecendo nichos sociais de poder entre clérigos e leigos. O conceito de pecado em Agostinho é marcado por uma perspectiva escatológica, uma vez que o homem terreno, manchado pela culpa original no Éden, terá sua salvação no Juízo Final. Assim, o pecado é constitutivo de um discurso biológico-geracional fundamentado por uma teologia da história, linear, esquemática, teleológica e dualista. Por conseguinte, também constitutivo de balizadores de práticas sociais. Vários projetos teológicos foram elaborados, especialmente na África romana, resultando em diversas disputas pela ortodoxia da Cristandade. A análise aqui empreendida centra-se em uma reflexão interna da Igreja, privilegiando os textos de Agostinho, como forma de compreender o processo de legitimação da doutrina ortodoxa frente aos movimentos teológicos classificados como heréticos e cismáticos. A ortodoxia, para Agostinho, é legitimada pela teologia da história que tem, com maior fôlego, expressão na sua obra mais densa: “A Cidade de Deus”. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study examines the historical experience of developing the moral creed of sin, sustained by discourse of power, while discursive logic, as part of the doctrine of the Christian Church through the writings of Augustine of Hippo in Roman Africa contextualized with emphasis in the second half fourth century and early fifth century. That creed constituted for the Church a strong discourse of keeping the logic of social, establishing social niches of power separating clerics and the laymen. The concept of sin in Augustine is marked by an eschatological outlook, once the earthly man, tainted by original sin in Eden will reach his salvation on Judgment Day. Otherwise, sin is marked of a biological-generational reasoned discourse by a theology of history, linear, teleological, dualistic and schematic on how to hold of social practices. Many theological texts were drafted, especially in Roman Africa, resulting in several disputes over the orthodoxy of Christianity. Hence, the analysis focuses on an inner reflection of the Church, the texts of Augustine as a way to understand the process of legitimation of the orthodox doctrine against theological movements named as heretics and schismatics. Orthodoxy for Augustine is legitimized by the theology of history that is expressed in “The City of God” which is his most dense work.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
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