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Título: Gêneros discursivos no ensino de LE na escola pública : ações de linguagem a partir de sequências didáticas
Autor(es): Sant’ana, Rosilene dos Anjos
Orientador(es): Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Gênero textual
Didática - ensino médio
Língua espanhola - estudo e ensino
Língua estrangeira - estudo e ensino
Data de publicação: 1-Abr-2015
Referência: SANT’ANA, Rosilene dos Anjos. Gêneros discursivos no ensino de le na escola pública: ações de linguagem a partir de sequências didáticas. 2014. xvi, 211 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Devido à necessidade de se pensar em práticas que possam gerar melhoria na qualidade de ensino de LE, este trabalho tem como objetivo analisar o uso dos gêneros discursivos nas aulas de Espanhol como LE no Ensino Regular, de forma que essas aulas sejam cada vez mais dialógicas e discursivas capacitando os alunos a atuarem em ações de linguagem. Este estudo foi realizado em sala de aula de espanhol e contou com a participação de alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Adotando uma abordagem qualitativa (FLICK, 2009) de coleta e análise de dados, esta Pesquisa-ação (BARBIER,1985, 2007) foi conduzida por intermédio da aplicação dos seguintes instrumentos de pesquisa: diário de itinerância dos participantes, diário de itinerância do professor-pesquisador, questionário inicial e produção oral e escrita dos participantes. Os dados gerados no 2º semestre de 2013 foram analisados à luz das teorias sobre língua/linguagem (BAKHTIN, 2006, 2013), (BAKHTIN/VOLOSHINOV,1997), (BENVENISTE, 2005); do ensino por meio de gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006, 2013), (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1997), (BAZERMAN,2011), (ROCHA,2012), (ROJO, 2009), apoiado em sequências didáticas (DOLZ et al 2011), (CRISTOVÃO, 2009). Outros construtos, tais como, identidade e o ensino-aprendizagem de LE (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2011), (LEFFA, 2013), (REVUZ, 2008), (MOITA LOPES, 2002), (HALL, 2003); os multiletramentos, (KOPE; KALANTZIS,1996), (ROCHA, 2012), (ROJO, 2009, 2012), (DIONISIO, 2011), (DIAS, 2012), (RAJAGOPALAN, 2003) atrelados as teorias sobre as novas tecnologias (PERRENOUD, 2000), (RIBEIRO, 2007), (PEREIRA, 2007) também me serviram de alicerce para este estudo. A análise e discussão dos dados apontaram que os gêneros discursivos usados por meio de sequências didáticas contribuem para que o ambiente em sala de aula seja mais agradável gerando um clima propício para a aprendizagem de LE. Além disso, ao atuarem em ações de linguagem exercendo a oralidade, os participantes desta pesquisa perceberam-se engajados e agentes da língua estudada (BAZERMAN, 2011). A análise também revelou que as ações de linguagem nortearam o processo de ensino aprendizagem de LE nesta pesquisa, pois, por meio delas os aprendizes interagiram em língua espanhola e capacitaram-se de forma a construir a análise crítica de uso e importância de cada gênero abordado.
Abstract: Due to the necessity to think about practices that can help improve the quality of Foreign Languages teaching, this study aims to examine the use of discursive genres in Spanish classes as a Foreign Language in Regular Education. It is expected that these Spanish classes will have moredialog and discursiveness, as well empower students to be able to speak, interact and understand Spanish. This study was developed with two third year high school classes in Distrito Federal. It adopted a qualitative approach (FLICK, 2009) to collect and analyze data, as a methodology itused an Action Research (BARBIER, 1985, 2007) which was conducted through the application of the following research tools: participants‟ and teachers‟ daily, initial questionnaire, oral and written participants‟ production. The data were collected in the second semester of 2013 and analyzed based on language theories (BAKHTIN, 2006, 2013), (BAKHTIN/ VOLOSHINOV, 1997), (BENVENISTE, 2005); teaching through genres (BAKHTIN, 2006, 2013), (BAKHTIN/ VOLOSHINOV, 1997), (BAZERMAN, 2011), (ROCHA, 2012), (ROJO, 2009), supported by pedagogical sequences (DOLZ et al 2011), (CRISTOVÃO, 2009). Other constructs also were helpful for this study, such as identity theory in teaching Foreign Language (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2011), (LEFFA, 2013), (REVUZ, 2008), (MOITA LOPES, 2002), (HALL, 2003); the multiliteracies (Kope & KALANTZIS, 1996), (ROCHA, 2012), (ROJO, 2009, 2012), (DIONISIO, 2011), (DIAS, 2012), (RAJAGOPALAN, 2003) linked to theories about new technologies (PERRENOUD, 2000), (RIBEIRO, 2007) (PEREIRA, 2007). In this study, the discussion and analysis of the data showed that teaching discursive genre through pedagogical sequences contribute to a more enjoyable classroom environment and create a comfortable climate to develop the learning processes, moreover, when students participate in oral language action they realized themselves as agent who use language use which improved and developed the students agency power (BAZERMAN, 2011). The analysis also revealed that the language actions guided the teaching and learning processes because through them, learners interacted in Spanish language; the action language as well enabled the participants built their critical analysis of the use and importance of each genre studied.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17854
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