Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/17846
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GisellaColaresGomes.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Calidoscópio : articulando ideias sobre meio ambiente – sociedade – trocas
Autor(es): Gomes, Gisella Colares
Orientador(es): Mota, José Aroudo
Assunto: Economia
Ecologia
Data de publicação: 30-Mar-2015
Referência: GOMES, Gisella Colares. Calidoscópio: articulando ideias sobre meio ambiente – sociedade – trocas. 2012. 144 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Um paradigma está presente nas dimensões da existência de um ser e da sociedade de modo inconsciente ou consciente. Interessa compreender o significado, implicações e interrelações da existência de paradigma nas ciências. Especificamente o objeto de estudo é o paradigma científico na ciência econômica. A presente pesquisa conclui que o mainstream econômico é, no atual nível de conhecimento e prática antrópica, epistemologicamente inadequado e metodologicamente limitado. Neste sentido, identificaram-se princípios do paradigma científico emergente que podem contribuir para uma melhor compreensão do que se define por esfera econômica. Propõe-se que sejam considerados os princípios da existência de limitações e não objetividade do processo de conhecimento, o princípio de que não se pode conhecer o todo sem conhecer as partes e que não se pode conhecer as partes sem conhecer o todo. Assim, o todo e as partes relacionam-se de forma recursiva, a percepção da importância das descrições qualitativas, da sensibilidade às condições iniciais de um sistema e a existência da flecha do tempo e dos fenômenos A economia é intrinsecamente relacionada ao processo de conhecimento da co-evolução da existência humana com a natureza percebida como um macroconceito no qual se interrelacionam as dimensões do meio ambiente, da sociedade e das atividades de trocas por meio de uma lógica de articulação e causalidade circular e recursiva entre as dimensões envolvidas. A proposição denominada calidoscópio busca articular as abordagens teóricas da transdisciplinaridade da teoria da cognição de Santiago, da complexidade e da economia ecológica, para lidar com as questões hoje pertinentes ao estudo da esfera econômica. O processo econômico consiste em redes comunicativas de produção e apropriação de riquezas em determinadas estruturas por meio de um processo de valoração intencional. Neste modelo a produção e distribuição das mediações necessárias à existência humana se organizam em função das necessidades comunitárias e segundo diferentes princípios, como o assistencialista, o auto-gestionário, o comércio justo, o sistema local de troca e emprego, etc. O que organiza estas relações é o processo de valoração e não o valor como um dado. O valor efetiva-se em um processo de escolha em níveis individual e social. A atribuição da geração do valor nos modelos do mainstream econômico não incorpora adequadamente a contribuição da natureza por se basear numa percepção atomista e mecaniscista da produção de riquezas. Para o calidoscópio, o valor consiste numa emergência do padrão de organização das forças participantes deste processo e não um produto que pode ser desagregado em função da participação isolada de cada uma destas forças. A riqueza é o bem viver e transcende a apropriação de mercadorias ou mesmo dinheiro. Os denominados recursos naturais, assim como os mesmos transformados em mediações materias ou recursos exossomáticos, as instituições criadas para melhor organizar a existência humana, a arte e a própria ciência constituem riqueza. A escassez é a incapacidade de prover todas ou parte das condições necessárias à existência humana e ao bem viver. Como um processo, a escassez é na verdade produto das ações humanas. A capacidade criadora dos seres humanos deve ser exercida de acordo com e não contra a dinâmica da natureza.
Abstract: A paradigm is present in the dimensions of the existence of a being and of a society, consciously or unconsciously. We are interested in comprehending the meaning, implications and interrelationships of the existence of paradigm in science. Specifically, the object of study is the scientific paradigm in Economic Science. This research concludes that the mainstream economics is epistemologically inadequate and methodologically limited according to the current level of knowledge and anthropic practice. In this sense, we identified the principles of the emerging scientific paradigm. Such principles could contribute to a better understanding of what is defined as economic sphere. It is proposed that the principles of the existence of limitations should be considered, and the principles of objectivity of the knowledge process should not, but the principle that one cannot know the whole without knowing the parts and one cannot know the parts without knowing the whole. Thus, the whole and the parts are related recursively, the perception of the importance of qualitative descriptions, sensitivity to initial conditions of a system and the existence of the arrow of time and redistributive phenomena. Economy is intrinsically related to the knowledge process of human existence co-evolution with nature, perceived as a macro concept in which the dimensions of the environment, society and the exchange activities are interrelated, through a logic of articulation and circular and recursive causality among the dimensions involved. The proposal, which is called the kaleidoscope, seeks to articulate theoretical approaches of transdisciplinarity of the Santiago Theory of Cognition, of the complexity and ecological economics in order to deal with the issues that are appropriate for the study of the economic sphere nowadays. The economic process consists of communicative networks of production and appropriation of wealth in certain structures through a process of intentional assessing. In this model, the production and distribution of mediations necessary for human existence are organized according to community needs and according to different principles, such as the assistentialist, the self-managed, fair trade, the local system of exchange and employment, etc. The valuation process is the one that organizes these relations, not the value as a given data. The value is carried out in a selection process of individual and social levels. The value generation assignment in the mainstream economics models does not adequately incorporate the contribution of nature, because it is based on a mechanistic and atomistic perception and on the wealth production. On regards of the kaleidoscope, the value consists of an emergence of an organization standard from participating forces in this process and it is not a product that can be broken due to the isolated contribution of each one of these forces. Wealth is good living and it transcends the appropriation of commodities or money. The so-called natural resources, as well as they are transformed in material mediations or exosomatic resources, the institutions created to better organize human existence, art and science itself constitute wealth. Scarcity is the inability to provide all or part of the conditions which are necessary for human existence and good living. As a process, scarcity is actually a product of human actions. The creative capacity of human beings must be exercised in accordance with the dynamic of nature and not against it.
Resumen: Un paradigma está presente en las dimensiones de la existencia de un ser y de la sociedad de modo consciente o inconsciente. Importa comprender el significado, consecuencias e interrelaciones de la existencia de paradigma en las Ciencias. Específicamente, el objeto de estudio es el paradigma científico en la ciencia económica. Esta investigación concluye que el main stream económico, en nivel actual de conocimiento humano y práctica antrópica, es inadecuado en nivel epistemológico y limitado en términos metodológicos. Se propone un paradigma que define cómo principios la no objetividad y la existencia de limitaciones en el conocimiento. Se propone que los principios se consideran la existencia de restricciones y no-objetividad del proceso de conocimiento, el principio de que no se puede conocer el todo sin conocer las partes y no se puede conocer las partes sin conocer el todo, que la totalidad y las partes se relacionan de forma recursiva, la percepción de la importancia de descripciones cualitativas de la sensibilidad a las condiciones iniciales de un sistema y la existencia de la flecha del tiempo y de los fenómenos de redistribución. La economía es intrínsecamente vinculada al proceso de conocimiento de la co-evolución de la existencia humana con la naturaleza, comprendida como un macro-concepto en el cual se interrelacionan las dimensiones del medio ambiente, de la sociedad y del intercambio a través de una lógica de articulación y de causalidad circular y recursiva entre las dimensiones involucradas. El método caleidoscopio propone una articulación entre los enfoques teóricos de la transdisciplinariedad, las teorías de la cognición Santiago, complejidad y economía ecológica. El proceso económico consiste en redes de comunicación de la producción y la apropiación de la riqueza en ciertas estructuras a través de un proceso de valoración intencional. En este modelo, la producción y distribución de mediaciones necesarias para la existencia humana están organizadas sobre la base de las necesidades de la comunidad y de acuerdo con principios diferentes, tales como: asistencialista, auto-gestionado, comercio justo, sistema local de cambio y empleo etc. Estas relaciones son organizadas por el proceso de valoración y no por el valor como un dato. El valor se hace efectivo en un proceso de elección en niveles individuales y sociales. La atribución de generación de valor en los modelos del main stream económico no incorpora adecuadamente la contribución de la naturaleza por basarse en una percepción atomista y mecanicista de producción de riquezas. Para caleidoscopio, el valor consiste en la emergencia del estándar de organización de las fuerzas participantes de este proceso y no un producto que se puede disgregar según la participación aislada de cada una de estas fuerzas. Riqueza es la buena vida y trasciende la apropiación de bienes o mismo dinero. Los denominados recursos naturales, así cómo cuando convertidos en mediaciones materiales o recursos exosomáticos, las instituciones creadas para organizar mejor la existencia humana, el arte y la ciencia constituyen riqueza. La escasez es la incapacidad de proveer todas o parte de las condiciones necesarias para la existencia humana y el buen vivir. Como un proceso, la escasez es, en verdad, el producto de las acciones humanas. La capacidad creadora de los seres humanos debe ejercerse en acuerdo y no contra los principios de la dinámica de la naturaleza.
Résumé: Un paradigme est présent dans les dimensions de l’existence d’un être d’une société consciemment ou inconsciemment. Ce qui intéresse c’est de comprendre la signification, les implications et les interrelations de l'existence de paradigme dans la science. Plus précisément, l'objet d'étude est le paradigme scientifique en science économique. Cette recherche conclut que la mainstream économique est dans le niveau actuel des connaissances et la pratique anthropique épistémologiquement inadéquats et méthodologiquement limité. En ce sens, nous avons identifié les principes du paradigme scientifique émergent qui pourrait contribuer à une meilleure compréhension de ce qui est défini par la sphère économique. Il est proposé que les principes sont considérés comme l'existence de restrictions et de la non-objectivité du processus de la connaissance, le principe selon lequel on ne peut pas connaître le tout sans connaître particulièrement les parties et on ne peut pas connaître les parties sans connaître le tout, que l'ensemble et les parties sont liées de manière récursive, la perception de l'importance des descriptions qualitatives, de la sensibilité aux conditions initiales et de l'existence d'un système de flèche du temps et de phénomènes redistributifs. L'économie est intrinsèquement liée au processus de la connaissance de la coévolution de l'existence humaine avec la nature perçue comme un macro concept dans lequel ils sont des dimensions interdépendantes de l'environnement, de la société et des activités d'échange à travers une logique d'articulation et de la causalité circulaire et récursive entre les dimensions envéloppées. La proposition appelée kaléidoscope cherche à articuler les approches théoriques de la transdisciplinarité, de la théorie de la cognition Santiago, de la complexité et de l'économie écologique pour faire face aux problèmes d'aujourd'hui pertinent à l'étude de la sphère économique. Le processus économique est constitué de réseaux de communication de production et d'appropriation de richesses dans certaines structures à travers un processus de valorisation intentionnelle. Dans ce modèle, la production et la distribution des médiations nécessaires pour l'existence humaine sont organisées en fonction des besoins de la communauté et selon des différents principes, tels que l’assistance, l'auto-géré, le commerce équitable, le système local d'échange et de l'emploi, etc. C’est le processus de valorisation qui organisent ces relations et non la valeur comme une donnée. La valeur est effectuée dans un processus de choix de niveaux individuel et social. L'attribution de la génération de valeur dans les modèles économiques traditionnels ne suffisent pas à intégrer la contribution de la nature parce qu'elle est basée sur une approche mécanistique et atomistique de la production de la richesse. Pour le kaléidoscope, la valeur est un principe de l'organisation des forces d'émergence participants à ce processus et un produit qui ne peut pas être brisé à cause de la contribution isolé de chacune de ces forces. La richesse est la bonne vie et transcende l'appropriation des marchandises ou d'argent. Les ressources dites naturelles, ainsi que ceux traités dans les ressources matériaux ou les médiations exosomatique, les institutions créées pour organiser au mieux l'existence humaine, l'art et la science elle-même constituent la richesse. L’insuffisance de nos ressources est l'incapacité de fournir tout ou partie des conditions nécessaires à l'existence humaine et une vie droite. En tant que processus, la pénurie est en fait un produit des actions humaines. La capacité créatrice des êtres humains doit être exercée en conformité avec et non contre la dynamique de la nature.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.