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Título: Flautear : uma atividade muito além de “levar a vida na flauta” : a construção identitária do flautista brasileiro como trabalhador
Autor(es): Furtado, Luís Carlos Vasconcelos
Orientador(es): Kuyumjian, Marcia de Melo Martins
Assunto: Flautista
Músicos - formação profissional
Músicos brasileiros
Identidade cultural
Data de publicação: 20-Mar-2015
Referência: FURTADO, Luís Carlos Vasconcelos. Flautear: uma atividade muito além de “levar a vida na flauta”: a construção identitária do flautista brasileiro como trabalhador. 2014. 379 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Diante da preocupação com as condições inerentes ao trabalho do flautista erudito profissional brasileiro, procurou-se saber quem é esse profissional, onde vive, atua, trabalha, como ele se vê e se identifica com a atividade. Para isso seria preciso conhecer e obter informações sobre a formação musical, o trabalho (atividades anteriores, atuais e projetos), as atividades cotidianas (locais, práticas e conhecimentos), as instituições voltadas à música e suas representatividades (significado, importância, participação e presença), em uma busca alicerçada, sobretudo, nas experiências desses músicos, em atividade ou não, famosos ou anônimos, na tentativa de identificar e construir percepções e imagens da atividade musical profissional na busca de respostas de uma representação individual e coletiva, como um sujeito inserido em seu mundo social. É claro que os resultados de questionamentos como estes poderiam nos levar a muitos lugares comuns. Sendo assim, por que dar continuidade a este projeto? Inicialmente, pelas preocupações já descritas. Em segundo lugar, pela pouca quantidade (ou quase inexistência) de pesquisas realizadas sobre seu trabalho. Por fim, pela necessidade de se conhecer melhor este profissional da música dentro do contexto social e histórico no Brasil. Tais fatos, reforçados pela inquietação que a expressão “levar a vida na flauta” desperta, sobretudo, diante da dedicação e do esforço despendidos para atingir os objetivos propostos para alcançar a profissionalização e se manter na atividade, foram preponderantes para voltar os olhos dessa investigação ao flautista profissional brasileiro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Given the concerns about the working conditions of the Brazilian scholar flautist, the study focused on the nature of these professionals; who they are, where they live and work, how they see themselves and their personal identification with the profession. In order to accomplish that, details were gathered about their personal and professional life. The discussed particular items included their academic musical formation, their work (past, current and future projects), routine activities (places, practices and knowledge), their involvement with different musical institutions and their representativeness (meaning, importance, participation and presence). The foundation of the study was the built experience of the musicians, regardless of their current status or fame. The aim of the study was to firstly identify the images and perceptions of the professional activity of the musician and posteriorly construct both the individual and the collective representations of the individual inserted into their social circle. One obvious risk of the study was to reach commonplace conclusions, so why extend the project? Firstly, without the study, the above concerns would still be vivid. Secondly, there are almost no studies about the practice of the Brazilian flautist, so the current debate is shallow. Finally, the study would better clarify historic and social aspects of these professionals. In Brazil, the expression “to live upon the flute” hints an easy and joyful life, however, the truth is quite contradictory. The Brazilian flautist usually spends a lot of time and effort to gain a professional status and has to go even further to maintain it. The unresting features of this contradiction, together with the lack of studies in this field were preponderant to kick-start this investigation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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