Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/17742
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RafaelVoigtLeandro.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os ciclos ficcionais da borracha e a formação de um memorial literário da Amazônia
Autor(es): Leandro, Rafael Voigt
Orientador(es): Siewierski, Henryk
Assunto: Amazônia - cultura
Literatura brasileira - Amazônia
Ciclo da borracha
Data de publicação: 2-Mar-2015
Referência: LEANDRO, Rafael Voigt. Os ciclos ficcionais da borracha e a formação de um memorial literário da Amazônia. 2014. 220 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O ciclo da borracha é tema recorrente na ficção amazônica desde o início do século 20, quando ocorreu o boom da era gomífera na Amazônia. A repetição desse mote literário por largo período histórico, que alcança a contemporaneidade, resultou no aparecimento de ciclos ficcionais da borracha. Nesta tese, tem-se como objetivo investigar de que modo alguns dos representantes dos ciclos ficcionais da borracha trabalham com a memória cultural amazônica envolta na representação literária do “século da borracha”. Para tanto, parte-se do que se chama de protomemória do ciclo, presente na literatura de Alberto Rangel, demonstrando sua vinculação ao projeto amazônico de Euclides da Cunha, por meio da análise do conto “O marco de sangue” (de Sombras n’água, 1913), a respeito dos conflitos entre Brasil e Bolívia pelo território do Acre. Depois, avança-se para a memória do indianismo nos seringais, em Ressuscitados (1936), de Raimundo Morais. Em Belém do Grão-Pará (1960), de Dalcídio Jurandir, expõe-se o problema da conservação da memória política e social sobre a formação da periferia de Belém, após a decadência da belle époque amazônica. No romance Coronel de Barranco (1970), de Cláudio de Araújo Lima, analisam-se as marcas memoriais de um narrador confessional que se alinha à primeira geração desses ciclos ficcionais, embora pertença a geração posterior, o que descortina o dilema da pós-memória. Na sequência, defronta-se com a memória global do ciclo em Mad Maria (1980), de Márcio Souza, em que se revelam os sentidos de globalização inerentes à construção da ferrovia Madeira-Mamoré. Por fim, Dois irmãos (2000) e Órfãos do Eldorado (2008), ambos de Milton Hatoum, revelam narradores metamemoriais, com diversos atravessamentos históricos dos tempos do látex. Diante de todo esse acúmulo de memórias sobre o ciclo da borracha, desvela-se a formação de um memorial literário amazônico, uma vez que esses ciclos ficcionais servem de lente de aumento para a realidade socioambiental, política e histórica da Amazônia em qualquer época.
Abstract: The rubber boom is a recurring theme in the Amazon fiction since the early 20th century, when the rush of rubber had occurred in the Amazon. The repetition of this literary subject by broad historical period, reaching the contemporary, resulted in the appearance of fictional rubber booms. This thesis has aimed to investigate how some of the representatives of fictional rubber booms work with Amazon cultural memory in the literary representation of the “rubber century”. Therefore, this thesis starts from the so-called protomemory of ficcional cycle in Alberto Rangel‟s literature, demonstrating its connection to the Amazonian project of Euclides da Cunha, with the analysis of the short story "O marco de sangue" (Sombras n’água, 1913), about the conflict between Brazil and Bolivia through the territory of Acre. Then it progresses to the memory of Indianism in the seringais in Ressuscitados (1936), by Raimundo Morais. In Belém do Grão Pará (1960), Dalcídio Jurandir exposes the problem of policy and social memory on the formation of the periphery of Belém, after the decay of the Amazon belle époque. In the novel Coronel de Barranco (1970), by Claudio Araújo Lima, there are the memories marks of a confessional narrator aligned with the first generation of these fictional cycles, although it belongs to another generation. This feature reveals the dilemma of post-memory. In the following chapter, the global memory about the rubber boom appears in Mad Maria (1980), by Márcio Souza, and reveals the meanings of globalization inherent to the construction of the Madeira-Mamoré railway. Finally, Dois irmãos (2000) and Órfãos do Eldorado (2008), by Milton Hatoum, present metamemorial narrators, with several historical crossings of rubber‟s time. With all this accumulation of memories about the rubber boom, it‟s possible to notice the formation of an Amazonian literary memorial, because these cycles fictional are as a magnifying glass for observing the environmental, political and historical reality of the Amazon at any time.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.17742
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.