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2005_LauraVilelaRodriguesRezende.pdf3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSuaiden, Emir José-
dc.contributor.authorRezende, Laura Vilela Rodrigues-
dc.date.accessioned2014-12-12T14:48:15Z-
dc.date.available2014-12-12T14:48:15Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.date.submitted2005-01-07-
dc.identifier.citationREZENDE, Laura Vilela Rodrigues. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17344-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.en
dc.description.abstractSituando-se na perspectiva interdisciplinar da Ciência da Informação, esta pesquisa analisou três projetos brasileiros de inclusão digital: (CDI - Comitê para a Democratização da Informática, EDI - Escola Digital Integrada, Estação Digital) observando a forma como o processo de Alfabetização em Informação está inserido nestas iniciativas. Além de identificar as características destes três projetos, a pesquisa identifica na literatura embasamento teórico para iniciativas de inclusão digital, verifica as possibilidades de continuidade e multiplicação deste tipo de projeto e identifica e define tecnologias adequadas para o processo de inclusão digital em projetos sociais. A pesquisa sugere indicadores que podem formar um sistema de avaliação para projetos de inclusão digital. A idéia é que este sistema possibilite medir o impacto, eficiência, eficácia e efetividade das iniciativas de inclusão digital à partir do cruzamento de dados fornecidos de acordo com a definição dos indicadores. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, baseado em pesquisa documentária e observação participante. Dentre as conclusões da pesquisa percebeu-se que o processo de Alfabetização em Informação está inserido nas três iniciativas, embora em alguns momentos de forma indireta; que existe grande dificuldade em se utilizar sistemas de avaliação nestes projetos por se tratar de características basicamente qualitativas, mas que podem ser utilizados critérios de aferição de aprendizagem e de impacto sobre as comunidades atingidas pelos projetos; que as parcerias estratégicas devem ser estabelecidas para facilitar a obtenção de recursos que irão viabilizar o processo de inclusão digital e conseqüentemente inclusão social. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractBased on the interdisciplinary perspective of the information science, this research analyzes three Brazilian projects of Digital Inclusion (CDI - Comitê para a Democratização da Informática, EDI - Escola Digital Integrada, Estação Digital) observing the way that the process of Information Literary is present on this projects. The study verifies de possibilities of continuity and multiplication of this kind of projects and identifies on the Literature some theories for these projects, indicates which are the best technologies for the process of digital inclusion. Some indicators that can be constructed in evaluation system for social projects are identified and suggested. These indicators can evaluate the impact, efficiency, efficacy and efetivity of digital inclusion projects. The methodological procedures adopted were: qualitative research, describing projects based on documental research and participant observation. The conclusions are that the process of the Information Literacy is included in the three projects analyzed based on different conceptions. Many difficulties were observed in utilization of evaluation systems by the projects because of the qualitative characteristics, although these characteristics can be analyzed by the learning and social impacts observed on the communities that receive the projects. The strategic partners must be present to make easier the donation of the resources for digital and social inclusion.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital : uma análise críticaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCiência da informaçãoen
dc.subject.keywordLetramento informacionalen
dc.subject.keywordSociedade da informaçãoen
dc.subject.keywordInclusão digital - Brasilen
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela autora, 02/12/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir, publicar e criar obras derivadas desde que estas façam parte da mesma licença e que o autor e licenciante seja citado. Não permite a utilização para fins comerciais.en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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