http://repositorio.unb.br/handle/10482/17323
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2014_WandersonPereiraAraujo.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A formação docente para a educação profissional e tecnológica no IFNMG - Campus Januária |
Authors: | Araújo, Wanderson Pereira |
Orientador(es):: | Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá |
Assunto:: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais Professores - formação Ensino profissional Ensino técnico Tecnologia educacional |
Issue Date: | 11-Dec-2014 |
Data de defesa:: | 16-Jul-2014 |
Citation: | ARAÚJO, Wanderson Pereira. A formação docente para a educação profissional e tecnológica no IFNMG - Campus Januária. 2014. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Abstract: | O tema da pesquisa situa-se no campo da formação docente do professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no âmbito da educação profissional e tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária. Na educação profissional e tecnológica (EPT), de modo geral, desde sua gênese, a formação de professores tem se mostrado uma problemática: vem acontecendo em caráter emergencial e sem a merecida importância. Em diversos momentos da trajetória formativa desse professor, a formação para a docência, apresenta fragilidades e pouco se tem discutido sobre essa formação. No cenário das políticas educacionais de formação de professores para a EPT, é possível verificar as desarticulações e o esvaziamento quanto aos princípios de uma formação consistente e crítica. A lógica do ajuste estrutural do capital, nas últimas décadas, tem influenciado as bases de formação desses sujeitos, apontando para uma formação de identidade voltada para a racionalidade técnica. As iniciativas e ações de formação para o professor da EPT, em função do ajuste do capital, têm determinado até os dias atuais, o modelo de formação dos indivíduos, com uma única vertente, a formação para o mercado. O objetivo geral do estudo é analisar como é desenvolvida a proposta de formação docente para os professores do EBTT. De forma específica, procura-se analisar as políticas educacionais que norteiam a formação docente no âmbito da EPT; identificar sujeitos que desenvolvem a docência na EPT (IFNMG/Campus Januária); analisar como se dá a formação do professor do EBTT para desenvolver o trabalho docente; analisar a concepção de docência que fundamenta a formação do professor do EBTT da EPT; identificar como o professor do EBTT concebe, organiza, desenvolve e avalia sua prática docente; analisar a forma como os professores do EBTT, das diversas áreas de formação acadêmica, adquirem os saberes específicos da docência para a EPT. Analisa-se, assim, as políticas educacionais, efetuando uma leitura crítica sobre a formação de professores no campo da EPT, levantando as implicações e condicionamentos que, por meio do contexto histórico-social, vem se constituído e sedimentando uma identidade profissional engendrada na lógica de mercado. Utiliza-se a pesquisa documental e bibliográfica para clarificação do contexto e do objeto investigado. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como método o materialismo histórico-dialético. O universo da pesquisa é composto por 118 professores do EBTT do IFNMG/Campus Januária, tendo participado 32 professores, que correspondem a 27,11% do todo, organizados em dois segmentos: aqueles com formação acadêmica inicial em bacharel/engenharia e tecnólogo; e os que possuem formação inicial em licenciatura plena. O instrumento de coleta de dados é o questionário com perguntas semiabertas. Constatou-se que a estrutura da EPT/IFNMG, em larga medida, atende a um projeto educacional complexo, cuja finalidade contribui para a reprodução da ordem, cujas impressões extraídas do real, apontam não só a contradição em relação à formação de professores, mas também, em relação ao fazer docente. As atividades docentes são desenvolvidas, em sua maioria, alinhadas aos preceitos da pedagogia do capital que não esconde suas intencionalidades tanto em relação às propostas e ações de formação de professores, como na formação do indivíduo em suas diversas dimensões. A docência aparece como mediação de determinado processo social, que expressa e transmite, nesse caso, a educação como instrumentalização de mão de obra, voltada para a reprodução ampliada do capital. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The theme of this research lies in the field of teacher preparation for Technical and Technological Basic Education Teaching, (EBTT), in vocational and technical education at (EPT), Federal Institute of Education, Science and Technology in Northern Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária. Generally, since its beginning, in Vocational and Technological Education (EPT), teacher training has been proven to be problematic: this has been happening in an emergency mode and without the deserved attention. At different periods in this teacher training course, weaknesses have become evident and little has been discussed about this training. In the field of educational policies of teachers for EPT, you can check the incoherencies and gaps in the principles of consistent and critical teacher training. In recent decades, the logic of financial structural adjustment has influenced the formation of these teachers, pointing to identity formation focused on technical rationality. Until present days, initiatives and actions for EPT teacher training, due to the adjustment of the capital, have influenced the individuals' training model with a single strand, the training for market purposes. The overall objective of the study is to analyze how the proposal of EBTT teacher training is developed. Specifically, it seeks to analyze the educational policies that guide teacher education within the EPT framework; identify subjects training in teaching in EPT (IFNMG/Campus Januária); analyze how EBTT teachers are trained for teaching; analyze the concept of teaching that underlies EBTT EPT teacher training; identify how the EBTT teacher conceives, organizes, develops and evaluates their teaching practice and examine how EBTT teachers in the various areas of academic training acquire the specific teaching knowledge for EPT. Thus, we analyze educational policies, realizing a critical study of teacher training in the field of EPT, raising the implications and constraints that, through historical and social context, have been constituted, solidifying a professional identity engendered in marketplace logic. It uses documentary and bibliographic research to clarify the context and investigated object. This case study is of a qualitative nature, with historical and dialectical materialism as its method. The instrument for data collection was the questionnaire with semi-open questions. It was found that the structure of EPT/IFNMG, largely caters to a complex educational project whose purpose contributes to the reproduction of this order, whose impressions drawn from reality point not only a contradiction in relation to teacher training, but also in regard to teachers trained. The teaching activities are developed, mostly aligned with the precepts of the pedagogy of capital that does not hide its intentions regarding both the proposals and actions of teacher training, and in training the individual in its various dimensions. Teaching appears as a particular social mediation process, which expresses and transmits education as the instrumentalization of labor, toward the reproduction of capital. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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