Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/17294
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2014_FabioAmarodaSilveiraDuval.pdf2,58 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Os movimentos e povos indígenas e a politização da etnicidade na Bolívia e no Peru : das etnogêneses às esquerdas no poder
Auteur(s): Duval, Fábio Amaro da Silveira
Orientador(es):: Martins, Estevão Chaves de Rezende
Assunto:: Índios Bolívia - Peru
Etnicidade
Bolívia - movimentos políticos
Peru - movimentos políticos
Date de publication: 9-déc-2014
Référence bibliographique: DUVAL, Fábio Amaro da Silveira. Os movimentos e povos indígenas e a politização da etnicidade na Bolívia e no Peru: das etnogêneses às esquerdas no poder. 2014. 318 f., il. Tese (Doutorado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: A presente tese pretende discutir, como questão de fundo, a politização da etnicidade como fundamento para a ação coletiva e para a constituição de fidelidades de grupo, em movimentos sociais e partidos políticos, cotejando-a com formas tradicionais de fidelidades e fundamentos para a ação assentados nas concepções de classe derivadas dos discursos da esquerda moderna. Para tanto, explora-se, recorrendo a elementos diacrônicos e sincrônicos relevantes para os processos de estruturação social, os casos da Bolívia e do Peru, tanto da perspectiva da formação e ação de movimentos indígenas e partidos étnicos propriamente ditos, como da incorporação das populações indígenas à ação política coletiva efetuadas a partir do elemento aglutinador classista pelos partidos e organizações de esquerda nos quais estão representadas. Centrada nos casos da ascensão política de Evo Morales, na Bolívia, e de Ollanta Humala, no Peru, o substrato empírico das análises percorre uma narrativa que se inicia com a conformação da etnogênese da categoria indígena pelos colonizadores espanhóis e se estende ao período contemporâneo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of the thesis is to explore, in a broader sense, ethnicity as an element to legitimate political collective action and group belonging, in the realm of social movements and political parties, comparing it to traditional class-based politics as established by modern political Left. Grounded on historical and contextual perspectives relevant to processes of social structuration, and from the viewpoint of the political action of indigenous populations, the cases compared are those of Bolivian and Peruvian leftist parties and social movements whose discourses mingle between class or ethnicity as a political tool. Focused on the political rise of Evo Morales, in Bolivia, and Ollanta Humala, in Peru, the empirical foundations of the analyses stretches from the indigenous category ethnogenesis established by the Spanish colonizers to the contemporary scene.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Relações Internacionais (IREL)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17294/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.