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2014_MarcioHofmannMota.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCamara, Rogerio José-
dc.contributor.authorMota, Márcio Hofmann-
dc.date.accessioned2014-12-09T18:41:49Z-
dc.date.available2014-12-09T18:41:49Z-
dc.date.issued2014-12-09-
dc.date.submitted2014-06-27-
dc.identifier.citationMOTA, Márcio Hofmann. Video mapping / projeção mapeada: espaços e imaginários deslocáveis. 2014. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17292-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo teórico se debruçar sobre o campo da projeção mapeada, criando uma introdução panorâmica sobre o tema. Nesse processo traçamos um caminho histórico revisitando dispositivos imagéticos, que ao longo do tempo problematizaram o campo da imagem em movimento, passando por eventos dos chamados pré-cinemas até obras das vanguardas das décadas de 1960/1970, que alimentaram nesse período o campo do cinema expandido (Youngblood). Tratamos também de fatores inerentes ao campo da projeção luminosa, investigando os índices de espaço-tempo e o da luz como imagem projetada, pontuados aqui como pilares do universo do video mapping. Para concretizar nosso panorama, fazemos a análise de obras contemporâneas diretamente ligadas ao uso do mapeamento projetivo. Nesse processo, dividimos metodologicamente o campo em três categorias: video mapping arquitetônico, body mapping e mapping em instalações. No último capítulo, dissertamos sobre a parte prática da pesquisa, na qual relatamos o processo de desenvolvimento da série autoral Objetos de Estimação, em que desenvolvemos projeções mapeadas sobre bonecos de gesso adquiridos em lojas de artesanato. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper has the theoretical aim to look into the field of projection mapping, creating a panoramic introduction to the topic. In this process we make a historical journey revisiting pictorial devices that over time have problematized the field of moving image, through events called pre-cinema works, until the vanguards of the decades of 1960/1970, which during this period nourished the field of expanded cinema (Youngblood). Inherent factors to the field of light projection are also explored, investigating the indicative of space-time and light as projected image, that are established here as pillars of video mapping‟s universe. In order to determine our panorama, we make the analysis of contemporary works directly related to the use of projective mapping. In this process, the methodological field is divided into three categories: architectural video mapping, body mapping and installations mapping. In the last chapter, we dissert about the practical part of the research, in which we report the development process of authorial series named Pet Objects, in which we develop mapped projection on plaster dolls purchased at craft stores.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleVideo mapping / projeção mapeada : espaços e imaginários deslocáveisen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArte e tecnologiaen
dc.subject.keywordImagem tridimensionalen
dc.subject.keywordArte digitalen
dc.subject.keywordProjeção mapeadaen
dc.subject.keywordCinema e históriaen
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