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Título: Espelho, espelho meu : o reflexo das crenças de bons aprendizes de inglês em suas ações
Autor(es): Carmozini, Marcelo
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua inglesa - estudo e ensino - falantes de português
Diversidade cultural
Estratégias de aprendizagem
Data de publicação: 9-Dez-2014
Referência: CARMOZINI, Marcelo. Espelho, espelho meu: o reflexo das crenças de bons aprendizes de inglês em suas ações. 2014. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta dissertação consiste num estudo de caso coletivo que teve como objetivo identificar as crenças de quatro bons aprendizes de língua inglesa, em contexto de língua estrangeira para aprendizes brasileiros, ILE, e o seu reflexo em suas ações. Para a realização desta pesquisa, foram selecionados quatro alunos do nível avançado de um instituto de línguas particular do Distrito Federal, com perfis de produção linguística semelhantes, porém com estratégias e crenças distintas. Além de identificar as crenças desses aprendizes, buscamos identificar padrões de ações e de comportamentos, aqui denominados por estratégias de aprendizagem, utilizando as taxonomias de Oxford (1990) e de O’ Malley (1987). Dessa forma, tivemos o intuito de explicar seu êxito na trajetória de sua aprendizagem, o que fez com que se constituísse um modelo eficiente de aprendiz de ILE. A motivação que nos conduziu a esse projeto baseou-se em levantamento do estado da arte feito por Silva (2010), por onde observamos que, até aquela ocasião, no contexto brasileiro, não havia tantos trabalhos voltados para esse segmento na Linguística Aplicada, sendo que, a maioria dos trabalhos sobre crenças vem abordando professores ou aprendizes malsucedidos. Ademais, Barcelos (2001) reforça que é preciso ir além da simples descrição de crenças, para que possamos entender as ações nas quais as crenças se espelham, por meio da observação desses comportamentos em ambientes formais e informais de aprendizagem. Os instrumentos utilizados foram a observação de aula, as entrevistas semiestruturadas e os questionários fechados para a confirmação das crenças e das estratégias. A fim de explicar a pesquisa inserida dentro da cultura de aprender do aluno, utilizamos Almeida Filho (1995); Barcelos (1995), (2001), (2004), (2006); Leffa (1991); Pajares (1992); Silva (2007), (2010); Viera-Abrahão (2004) e Wenden (1987), (1988), (2001). Sobre a definição do bom aprendiz de línguas recorremos aos estudos de Brown (1994); de Rubin (1975); de Stern (1975); de Griffiths (2008) e de Ushioda (2008). Os resultados indicam que, embora os participantes possuam sucesso em seu desempenho comunicativo e gramatical, eles utilizam diferentes estratégias variadas devido às suas diferenças individuais, DI’s, sugerindo plena consciência de sua metacognição segundo o seu estilo. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper consists of a collective case study and its main purpose is to identify the beliefs and actions of four good English language learners as a foreign language in Brazil, EFL. In order to do that, we chose four advanced-level students from a private language center in Brasilia, Brazil. Although they apparently displayed a uniform language development, somehow, they proved to differ in terms of beliefs and language learning strategies. Besides identifying their beliefs, we also tried to establish patterns of actions and behaviors, hereby named language learning strategies, by using the taxonomies proposed by Oxford (1990) and by O’ Malley (1987). By doing so, we intended to explain their success during their learning journey, which poses them as an efficient model of language learning. The motivation which has brought us to this research path relies on the fact that, according to the state-of-the-art chart organized by Silva (2010), there was not so much research in beliefs of successful EFL learners being carried out in the Brazilian inventory of belief research of Applied Linguistics at that time. Therefore, most of its papers approached the beliefs of teachers and of unsuccessful learners. Moreover, Barcelos (2001) states that it is necessary to go beyond a plain description of beliefs, so that we can understand the actions on which such beliefs are mirrored, by the means of behaviors and attitudes in both formal and informal learning settings. Regarding the instruments for dada collection, we used class observation with field notes, semi-structured interviews, and two closed questionnaires on beliefs and on strategies. In order to place this research within the ‘Student’s Learning Culture’ concept we used Almeida Filho (1995); Barcelos (1995), (2001), (2004), (2006); Leffa (1991); Pajares (1992); Silva (2007), (2010); Viera-Abrahão (2004) and Wenden (1987), (1988), (2001). For the definition of a good language learner we used Brown (1994); Rubin (1975); Stern (1975), Griffiths (2008) e Ushioda (2008). Results suggest that although these learners have equally achieved success in their grammatical and communicative competence, they have been adopting assorted strategies due to individual differences, which, ultimately, indicates that they have been using their metacognition satisfactorily according to their individual learning styles.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, 2014.
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