Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/17262
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_EdileuzaPenhadeSouza.pdf6,99 MBAdobe PDFView/Open
Title: Cinema na panela de barro : mulheres negras, narrativas de amor, afeto e identidade
Authors: Souza, Edileuza Penha de
Orientador(es):: Coutinho, Laura Maria
Assunto:: Mulheres negras
Negros - cinema
Comunicação na educação
Cinema - educação
Issue Date: 8-Dec-2014
Citation: SOUZA, Edileuza Penha de. Cinema na panela de barro: mulheres negras, narrativas de amor, afeto e identidade. 2013. 204 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Esta pesquisa é parte integrante do grupo “Linguagens Audiovisuais, Arte, Conhecimento e Educação no Mundo Contemporâneo”, na linha de pesquisa “Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC)” na Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) sob a orientação da professora Drª. Laura Maria Coutinho. Cinema na panela de Barro – Mulheres Negras narrativas de amor, afeto e identidade foi desenvolvida junto a um grupo de doze mulheres, congueiras e paneleiras, trabalhadoras moradoras do bairro Goiabeiras Velha, localizado em Vitória, Espírito Santo. Na pesquisa, o filme “Assédio” (Bernardo Bertolucci, 1998) foi usado como estratégia de intermediação para ouvir histórias de amor, desejos e afetos. Foi usada a ‘entrevista narrativa’ como técnica específica de coleta de dados uma vez que o uso das narrativas em pesquisas de Educação e Comunicação pode possibilitar a imersão nos sonhos e nos desejos que essas mulheres conceberam ao longo de suas vidas sobre o amor. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
Esta investigación es parte del grupo “Lenguajes Audiovisuales, Arte, Conocimiento y Educación en el Mundo Contemporáneo”, en la línea de investigación “Educación, Tecnologías y Comunicación (ETEC)” del programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Brasilia (FE/UnB), bajo la dirección de la profesora Dra. Laura Maria Coutinho. “Cine en Cazuela de Barro: mujeres negras, narrativas de amor, afecto y identidad” se desarrolló con un grupo de doce mujeres, “congueiras” y alfareras, trabajadoras que viven en el barrio Goiabeiras Velha, en Vitória, Espírito Santo, Brasil. En la investigación, se utilizó la película Besieged (1998), de Bernardo Bertolucci, como estrategia de intermediación para escuchar las historias de amor, deseos y afectos. Se aplicó la “entrevista narrativa” como técnica específica de recolección de datos, ya que el uso de narrativas en investigaciones de Educación y Comunicación puede facilitar la inmersión en los sueños y deseos que esas mujeres han concebido, a lo largo de sus vidas, acerca del amor. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research is a part of activities developed by the group “Audiovisual languages, Art, Knowledge and Education in the Contemporary World“, which in integrated in the research line “Education, Technologies and Communication (ETEC)” of the graduated studies of the Faculty of Education, University of Brasília (FE/UnB) guided by Dr. Laura Maria Coutinho. “Cinema in the clay pottery black women, love narratives, affection and identity” was developed with a group of twelve women, “congueiras” and “paneleiras”, workers who live in the Goiabeiras Velha located in the neighborhood of Vitória, Espírito Santo. Bernardo Bertolucci’s movie Besieged (1998), was used as an strategy to intermediate the dialogues and conversations with the target group of the research in so that it could be possible to hear the love, desire and affection stories. It was applied a “narrative interview” as an specific technique of data collection, since the use of narratives in Education and Communication researches could make these women’s dreams and desires about love be captured.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17262/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.