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2014_DanielaCavalcantedeAbreu.pdf6,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorAbreu, Daniela Cavalcante de-
dc.date.accessioned2014-12-04T12:20:17Z-
dc.date.available2014-12-04T12:20:17Z-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.date.submitted2014-07-07-
dc.identifier.citationABREU, Daniela Cavalcante de. Resíduo eletroeletrônico: uma abordagem CTS para promover a prática argumentativa entre alunos do ensino médio. 2014. 147 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17222-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014.en
dc.description.abstractAs benesses trazidas pelos equipamentos eletroeletrônicos para nosso dia a dia parecem dificultar a percepção dos problemas sociais, políticos, econômicos e ambientais envolvidos no ciclo de vida desses produtos. Levando-se em consideração os inúmeros benefícios e as consequentes mudanças em nosso modo de se comunicar, dificilmente faremos concessões e abriremos mão do uso de computadores, celulares, tablets etc. A despeito dessa complexa relação estabelecida com os equipamentos eletroeletrônicos não devemos fugir à reflexão sobre o consumo não racional deles e nem sobre as consequências disso, que já se constitui, no mínimo, um grave problema ambiental. Considerando que a geração e a disposição desse tipo de resíduo são consequências de difícil equacionamento, buscamos desenvolver estratégias educativas a partir do e-lixo, como também são conhecidos os resíduos eletroeletrônicos. Portanto, este trabalho tem por objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma proposição didática a partir da temática resíduo eletroeletrônico ou e-lixo para investigar como o ensino de Química com enfoque CTS pode favorecer o letramento científico e o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos alunos. Optamos por uma abordagem CTS, tendo como pano de fundo a problemática descrita, e levando em consideração conceitos de eletroquímica. Estes são necessários para se compreender as transformações químicas das partes metálicas dos equipamentos, que resultam na biodisponibilização de substâncias tóxicas impactantes ao meio ambiente. Para isso, desenvolvemos uma proposta didática para alunos de 3º ano do ensino médio de uma escola em Planaltina-DF e aplicamos no primeiro trimestre letivo de 2014. O processo de investigação e análise foi de caráter qualitativo, pela necessidade de se considerar as peculiaridades do contexto educativo. Dentre os diversos métodos de pesquisa qualitativa optamos pelo estudo de caso, por compreendê-lo como mais adequado para alcançarmos o objetivo central desse trabalho. A coleta de dados ocorreu por meio de atividades, questionários com perguntas abertas e fechadas, vídeo gravações, bem como anotações do diário de aula do professor pesquisador. Podemos inferir, pela análise dos resultados, que as estratégias favoreceram reflexões críticas acerca do consumo não racional de celulares, computadores, etc., sutilmente imposto por campanhas publicitárias que defendem os pressupostos da obsolescência programada. As estratégias utilizadas auxiliaram na apreensão por alguns estudantes, dos conceitos envolvidos, como: número de oxidação, reações de oxirredução, agentes oxidante e redutor e também possibilitaram aos alunos o engajamento no discurso argumentativo, na medida em que permitiram associar o conhecimento químico com os aspectos sociais, econômicos, políticos e ambientais e no desenvolvimento de habilidades argumentativas tais como produção, análise e refutação de argumentos. Consideramos necessário o aprofundamento de outros conceitos relacionados à temática como: eletrodos, anodo, catodo e meio eletrolítico. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe advantages brought by electronic equipment to our routine seem to hinder our perception of social, political, economic and environmental problems involved in the life cycle of these products. Taking into account the numerous benefits and the consequent changes in the way we communicate it will be very difficult to make concessions and to relinquish the use of computers, cell phones, tablets etc. Despite this complex relationship established with electronic equipment it must not escape from our reflection that the irrational consumption of them nor their consequences that constitutes, at least, a serious environmental problem. Whereas the generation and disposal of such waste brought consequences of difficult solution, we seek to develop educational strategies from e-waste, also known as electronic waste. Therefore, this work has as its main objective to elaborate, implement and analyze a didactic proposition from the thematic ―electronics waste‖ or ―e-waste‖ to investigate how the teaching of chemistry focused on CTS may promote scientific literacy and the students argumentative skills development. We chose a CTS approach with the backdrop of the problems described, and taking into account concepts of electrochemistry. These are necessary to understand the chemical transformations of the equipment metal parts, resulting in a bioavailability of toxic substances environment impact. For this, we developed a didactic proposal for students in 3rd. year of high school at a school in Planaltina-DF and applied that in the first academic quarter of 2014. The investigation and analysis process was qualitative, due to the need of considering the peculiarities of the educational context. Among the several methods of qualitative research, we chose the case study, once we understand it as the most suitable to achieve the main objective of this work. Data collection occurred through activities, questionnaires with open and closed questions, video recordings, as well as researcher teacher class notes. We can infer, by analyzing the results, that the strategies favored critical reflections on the non-rational use of cell phones, computers, etc., imposed by subtly advertising campaigns that defend the assumptions of planned obsolescence. The strategies helped the students comprehending the concepts involved in our classes, such as oxidation number, redox reactions, oxidizing and reducing agents. It also prepared the students to engage in argumentative discussions, to the extent that allowed them to associate the chemical knowledge with the social, economic, political and environmental factors and also in the development of argumentative skills such as production, analysis and refutation of arguments. We consider necessary to deepen other related thematic concepts such as electrodes, anode, cathode and electrolyte medium.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleResíduo eletroeletrônico : uma abordagem CTS para promover a prática argumentativa entre alunos do ensino médioen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordResíduos sólidosen
dc.subject.keywordAparelhos e materiais eletrônicosen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensino - ensino médioen
dc.subject.keywordCiência - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEletroquímicaen
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