http://repositorio.unb.br/handle/10482/17221
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_KalinaLigiadeAlmeidaBorba.pdf | 4,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Educação a distância na Sala de Aula Conectada : a percepção discente e docente sobre uma experiência no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Borba, Kalina Lígia de Almeida |
Orientador(es): | Teles, Lúcio França |
Assunto: | Universidade aberta - Brasil Ensino a distância - ensino superior Ensino - metodologia Análise de interação em educação |
Data de publicação: | 4-Dez-2014 |
Data de defesa: | 1-Set-2014 |
Referência: | BORBA, Kalina Lígia de Almeida. Educação a distância na Sala de Aula Conectada: a percepção discente e docente sobre uma experiência no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2014. xvii, 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este estudo trata de uma investigação do modelo pedagógico da “Sala de Aula Conectada”, segundo as percepções docente e discente, utilizado na disciplina Fundamentos da Arte na Educação do curso presencial de Pedagogia da Universidade de Brasília e do curso de Pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil/UnB. Pretendeu-se como objetivo analisar o modelo de “Sala de Aula Conectada” que tem como base a interligação de duas ou mais salas fisicamente distantes, por meio da videoconferência via internet, conduzida por um professor com o apoio de tutores. Na oferta realizada no primeiro semestre de 2013, a sala de aula presencial da Faculdade de Educação da UnB se ligou, via internet, a dois polos presenciais da UAB/UnB para a oferta da referida disciplina. Nela desenvolveu-se o trabalho colaborativo de grupos no formato “Você é o professor”, que fez o uso da estratégia pedagógica de pequenos grupos online, na qual estudantes trabalharam colaborativamente, em torno de uma temática de conteúdo da disciplina. Para embasar estes estudos, buscaram-se referenciais teóricos sobre ensino híbrido e percepção. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas duas etapas: na primeira etapa, um estudo sobre a dinâmica da “Sala de Aula Conectada”, desenvolvida em uma oferta anterior da disciplina, e, na segunda etapa, entrevistas semiestruturadas com os tutores a distância e a aplicação de um questionário para estudantes que participaram da oferta da disciplina Fundamentos de Arte na Educação. Os resultados desta pesquisa mostraram que a percepção dos estudantes e dos tutores a distância sobre a Sala de Aula Conectada favoreceu a construção do conhecimento por meio da aprendizagem colaborativa e aplicação do ensino híbrido, embora as dificuldades de conexão e de infraestrutura dos recursos tecnológicos tenham sido ressaltadas no processo educativo. Infere-se que a Sala de Aula Conectada é uma experiência que poderá ser ampliada e aplicada em outros contextos de cursos a distância e presencial. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study is a research on the pedagogical model “ The Networked Classroom”, according to teacher and student’s perceptions in the subject Art Principles on Education of the Pedagogy course at the University of Brasília and the Pedagogy course online at the Open University of Brazil/UnB (UAB/UnB). The aim of this research was to analyze the model “ The Networked Classroom” that is based on the interconnection of two or more real classrooms which are far, throughout videoconference on the internet, guided by a teacher and supported by tutors. For subjects offered in 2013, the physical classroom of the Faculty of Education was connected to two physical hubs of UAB/UnB to offer the subject mentioned above. In this classroom, the collaborative work of groups took place, shaped as “You are the teacher” format. Those used the pedagogical strategy of working in smaller groups online, where students worked collaboratively about a content topic of the subject. As a base for this study, theoretical references on hybrid teaching and perception were taken into consideration. In order to achieve the proposed goals, two steps were taken: a study on the dynamics developed on the same subject previously offered, and semi-structured interviews with the online tutors and a questionnaire applied to the students who were taking the subject. The results of this research showed that the perception of the students and the online tutors about “The Networked Classroom” contributed the construction of knowledge by means of collaborative learning and hybrid teaching application. However, the connection had problems and the technological resources structure was not highlighted in the educational process. It can be inferred that “The Networked Classroom”, is an experience that can be broadened and applied to other online and not online courses contexts. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014 |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.