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Título: O mercado de cartões de crédito : taxa de intercâmbio e interoperabilidade no mercado brasileiro
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Eduardo de Mello
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Cartões de crédito
Taxa de intercâmbio
Mercado de cartões de crédito - Brasil
Data de publicação: 3-Dez-2014
Referência: OLIVEIRA, Rodrigo Eduardo de Mello. O mercado de cartões de crédito: taxa de intercâmbio e interoperabilidade no mercado brasileiro. 2014. 45 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo desse trabalho consiste em apresentar a estrutura de um mercado de cartões, identificando e definindo seus principais atores, sua forma de atuação, se monopolista ou competitiva. Em particular, com base em trabalhos clássicos como Rochet e Tirole (2002) e de Guthrie e Wright (2006), tem por objetivo discutir o papel da taxa de intercâmbio, o preço que une os dois lados do mercado sob a forma de um percentual da transação descontado do estabelecimento comercial que é pago ao emissor pelos adquirentes, como fator de equilíbrio no mercado de cartões e o contexto da interoperabilidade no Brasil. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this paper is to present the structure of a market for cards, identifying and defining its main actors, the way it operates, whether competitive or monopolistic. In particular, based on classic works as Rochet and Tirole (2002) and Guthrie and Wright (2006), this paper aims to discuss the role of the interchange fee, the price that joins the two sides of the market in the form of a percentage transaction deducted of the retailers and which is paid to the issuer by the consumers, as a factor of balance in the card market. In addition, we present the context of interoperability in Brazil.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Escola de Administração Fazendária, Mestrado em Economia do Setor Público, 2014.
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