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Título: Representações sociais de corpos femininos : a perspectiva de crianças
Autor(es): Gregório, Leiriane Viveiros
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Representações sociais
Corpo
Educação física - imagem corporal
Feminilidade
Data de publicação: 28-Nov-2014
Referência: GREGÓRIO, Leiriane Viveiros. Representações sociais de corpos femininos: a perspectiva de crianças. 2014. ix, 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa investiga representações sociais sobre corpos femininos. Tem como objetivo analisar representações sociais de crianças sobre corpos femininos estabelecendo relações com práticas corporais vivenciadas em aulas de Educação Física de uma escola de ensino fundamental da rede pública de Brasília. Para tanto, utilizou pressupostos da Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici (2013). O desenho metodológico foi pautado em elementos da epistemologia qualitativa. As técnicas empregadas foram observação participante, grupo focal, desenhos e entrevistas individuais. O grupo de sujeitos foi composto por trinta crianças de ambos os sexos com idade entre onze e quatorze anos. Os resultados apontam que as representações sociais das crianças sobre corpos femininos não contemplam a pluralidade de corpos apresentados pelas mulheres e se objetivam, substancialmente, em características como "beleza", "delicadeza" e "sensibilidade". As práticas corporais desenvolvidas em aulas de Educação Física demonstraram corroborar estas representações sociais, no entanto, se mostraram também espaço onde elas são continuamente questionadas. Por fim, entende-se que as representações sociais das crianças sobre corpos femininos, apesar de conservadoras, não são definitivas, pois se mostraram conflitantes e ainda em plena construção. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research investigates the social representations of female bodies. The study aims to analyze social representations of children about female bodies by establishing relations with bodily practices developed in Physical Education classes. For this purpose, resorts to the Theory of Social Representations , inaugurated by Moscovici (2013) . The methodology was guided by elements of the epistemology of qualitative research. The techniques employed were participant observation, focus groups, individual interviews and drawings. The subject group consisted of thirty children of both sexes aged eleven to fourteen years from a public school of elementary education in Brasilia. The results show that the social representations of children about women's bodies do not consider the plurality of bodies presented by women and linked substantially in features such as " beauty " , " delicacy " and " sensitivity ." The body practices developed in physical education classes demonstrated corroborate these social representations, however , also are space where they are continually questioned . Finally, it is understood that the representations of children about women's bodies, although conservative , are not definitive, because it showed conflicting and still in full construction.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação Física, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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