http://repositorio.unb.br/handle/10482/17049
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_EduardoCordeiroFideles.pdf | 4,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A OBMEP sob uma perspectiva de resolução de problemas |
Autor(es): | Fideles, Eduardo Cordeiro |
Orientador(es): | Araújo, Kellcio Oliveira |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Matemática - problemas, exercícios, etc Tecnologia educacional |
Data de publicação: | 25-Nov-2014 |
Data de defesa: | 5-Jun-2014 |
Referência: | FIDELES, Eduardo Cordeiro. A OBMEP sob uma perspectiva de resolução de problemas. 2014. 57 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho não tem como objetivo resolver problemas de Olimpíadas de Matemática ou descrever um método para preparar alunos visando vencê-las.Propomos analisar a OBMEP como uma iniciativa que visa a melhoria da qualidade do ensino de Matemática, principalmente o desenvolvimento da habilidade de aplicar os conhecimentos matemáticos para resolver problemas e o uso de problemas para construir o conhecimento matemático. Assim, nos aprofundamos em métodos e estratégias de ensino que podem ser aplicados ao escolher, resolver e explorar os diversos problemas disponibilizados no material acadêmico da OBMEP. Discutimos pontos importantes a ser levados em consideração ao participar de forma engajada nessa Olímpiada, como o cuidado que se deve ter com uma atitude demasiadamente competitiva ao resolver problemas e a análise de erros como oportunidade de reflexão pedagógica. Concluímos com uma exposição de como o professor pode usar as tecnologias disponíveis por meio da internet para criar ambientes de discussão online para potencializar o aprendizado e disponibilizar momentos de trocas de experiências. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This work does not aim to solve problems to Olympics describe a method of preparing students for overcome them. We propose face OBMEP as an educational project aimed in improving the quality of mathematics teaching, mainly developing the ability to apply mathematical knowledge to solve problems and use problems to construct mathematical knowledge. So, we go deeper in methods and teaching strategies that can be applied to choose, solve problems and explore the various available the material OBMEP. We discuss the important points to be taken into account when participating inengaged manner in the OBMEP project as the care must be given to an overly competitive attitude, and cognitive thinking works to solve problems and analyze errors asan opportunity for pedagogical reflection. We conclude with a presentation of how the teacher can use the technologies available through the Internet to create online discussion environments to enhance the learning process and provide moments of exchanges of experiences. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.