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Title: João do Rio e o olhar do cronista flâneur sobre a cidade : abordagens dialógicas em perspectivas benjaminianas
Authors: Cardone, Dominich Pereira
Orientador(es):: Silva Junior, Augusto Rodrigues da
Assunto:: Rio, João do 1881-1921 - crítica e interpretação
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Benjamin, Walter, 1892-1940
Issue Date: 25-Nov-2014
Citation: CARDONE, Dominich Pereira. João do Rio e o olhar do cronista flâneur sobre a cidade: abordagens dialógicas em perspectivas benjaminianas. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: A obra de João do Rio tem como traço fundamental a relação híbrida, e por vezes controversa, entre literatura e jornalismo. Dialogando com os limites propostos pela crônica e a reportagem, temas variados ligados ao imaginário da cidade múltipla e provisória são recorrentes em seus textos, o que revela uma aguda consciência crítica indicadora da modernidade de sua literatura. Esta característica nos aponta, assim, para um diálogo com Walter Benjamin no que tange à questão da técnica atrelada ao olhar imposto como elemento sensível na leitura e interpretação da metáfora da literatura enquanto experiência urbana. Portanto, nesta dissertação de mestrado propomos uma abordagem benjaminiana que permita uma reflexão mais profunda acerca da obra do escritor carioca. Adotando uma proposta de análise polifônica e dialógica, segundo o pensamento de Mikhail Bakhtin, iremos analisar A alma encantadora das ruas (1908), Cinematógrapho (1909) e Pall-Mall Rio (1917), com vistas a determinar em que medida João do Rio, através da técnica literária empregada em sua obra, intimamente ligada ao ideário estético da flânerie, consegue ler as duas cidades contidas no Rio de Janeiro finissecular, bem como o homem moderno entremeado em seu âmago. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
João do Rio's work has the hybrid, and sometimes controversial, relationship between literature and journalism as primal trait. Dialoguing with the limits proposed by chronic and report, several topics related to the imaginary of the multiple and transitory city recur in his writings, which reveals an acute critical awareness indicator of the modernity of his literature. This feature points out, so far, a dialogue with Walter Benjamin regarding the issue of the technics tied to the look as a sensitive element in the reading and interpretation of literature as a metaphor of urban experience. Therefore, in this dissertation we propose a Benjaminian approach allowing a deeper reflection on João do Rio‘s work. Adopting a polyphonic and dialogical proposal for analysis, according to the thinking of Mikhail Bakhtin, we will examine João do Rio‘s A alma encantadora das ruas (1908 ) , Cinematógrapho (1909 ) and Pall - Mall Rio (1917 ), aiming to determine to what extent João do Rio, through the literary technique employed in his work, closely linked to the aesthetic ideals of dawdling, could read the two cities contained in the fin-de-siècle Rio de Janeiro, as well as the modern man streaky at its core.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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