Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16842
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoseJoaodeCarvalho.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
dc.contributor.authorCarvalho, José João de-
dc.date.accessioned2014-11-11T18:50:32Z-
dc.date.available2014-11-11T18:50:32Z-
dc.date.issued2014-11-11-
dc.date.submitted2014-06-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, José João de. Letramento e retextualização: uma análise no ensino médio. 2014. 223 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16842-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.en
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa as contribuições da retextualização e dos gêneros textuais no ensino médio como forma de auxílio aos alunos no momento da produção textual. O trabalho fundamenta-se na perspectiva sociointeracionista de ensino de língua. Essas análises foram desenvolvidas em uma instituição pública de ensino médio da rede federal nos anos de 2012 e 2013. Fundamentados em Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2008, 2012) abordamos a Sociolinguística Educacional. Discorremos a respeito do Sociointeracionismo Discursivo (ISD), com base nos pressupostos teóricos de Mikail Bakhtin (2000) e de Vygotsky (1991), além de Dolz e Schneuwly (2010), entre outros. O texto da tese disserta sobre o surgimento da escrita, desde seus primórdios até à escrita virtual, presente em bate-papos, videoconferências on line etc. Disserta ainda acerca dos processos de alfabetização, conforme Juvêncio (2002), dos modelos de leitura, de acordo com Braggio (2002), e de letramento, segundo Street (2004, 2012), Soares (2004), Marcuschi (2008), Tfouni (1988, 2006), Kleiman (1995), Mortatti (2004) e outros. Também se materializou um capítulo sobre o ensino de Língua Portuguesa. Para isso, debatemos as variações linguísticas com suas características; definimos texto numa perspectiva teórica, conforme Marcuschi (2007, 2012), Costa Val (2004), Beaugrande e Dressler (1981), Halliday e Hasan (1976), Antunes (2005, 2009) etc. Para as finalidades deste trabalho e no intuito de abordar a retextualização, focamos alguns gêneros textuais: editorial, artigo de opinião, carta argumentativa, charge, reportagem, história em quadrinhos. Para isso, resenhamos um capítulo de Dolz e Schneuwly (2010) sobre essa temática, além de textos de Marcuschi (2008), Bazerman (2006), Miller (2009) etc. Finalizamos apresentando os principais autores que focam a retextualização no Brasil, como Travaglia (2003), Marcuschi (2007), Cavalcanti (2010) e Dell’Isola (2007). Nossa pesquisa-ação foi desenvolvida numa escola federal com o propósito de analisar a qualidade dos textos dos estudantes que cursam o ensino médio integrado, que é a combinação de duas modalidades de estudo: o curso médio em si e um curso profissionalizante. Utilizamos a metodologia qualitativa por meio da pesquisa-ação. Os resultados nos mostraram que os colaboradores desenvolveram textos adequados para seu nível de ensino. Dessa maneira, percebemos que a retextualização facilita a melhor apreensão dos gêneros textuais e também propicia mais desenvoltura no momento da elaboração de textos pelos alunos secundaristas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleLetramento e retextualização : uma análise no ensino médioen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordLinguísticaen
dc.subject.keywordRetextualizaçãoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordEnsino médioen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.abstract1This research analyzes the contributions of retextualization and textual genres in high school in order to help students with the text production. The work is based on social interactionist perspective of language teaching. Based on the analysis of texts written by scholarship students developed in a public institution of high school education in the Brazilian federal system in the years 2012-2013. Grounded in Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2008, 2012 ), we made the contribution about educational sociolinguistics. Yet we discus about Socio-Discursive Interactionism (ISD) from the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin (2000) and Vygotsky (1991), and Dolz and Schneuwly (2010) and others. In the process to construct the text of the thesis, still , we talk about the rise of writing , from its beginnings to the gift chats, videoconferencing and everything that composes the virtual writing. Still, we talk about basic literacy processes based on Juvêncio (2002 ), models of reading according to Braggio (2002) and literacy according to Street (2004, 2012), Smith (2004), Marcuschi (2008), Tfouni (1988, 2006), Kleiman (1995) Mortatti (2004) and others. We also made a chapter on Portuguese teaching. For this, we discussed the linguistic variations and their characteristics; we defined text as a theoretical perspective as in Marcuschi (2007, 2012), Costa Val (2004), Beaugrande and Dressler (1981), Halliday and Hasan (1976), Antunes (2005, 2009) etc. For the purposes of this study, we focused in some textual genres such as editorial, opinion piece, argumentative letter, cartoon, story, comic strip, in order to address the retextualization. In this sense, We reviewed a chapter of Dolz and Schneuwly (2010) on this topic besides Marcuschi (2008), Bazerman ( 2006), Miller (2009) etc. We end by presenting the main authors focus on retextualization in Brazil, like Travaglia (2003), Marcuschi (2007), Cavalcanti (2010) and Dell'Isola (2007). Our action research was developed in order to facilitate comprehension of the context by the researcher. Thus, we realize that retextualization facilitates better understanding of the text genres and also provides more ease when writing a text by the high school students.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.