Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16823
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlineFirminioSampaio.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A temática educação em saúde na formação de professores de ciências naturais
Autor(es): Sampaio, Aline Firminio
Orientador(es): Zancul, Mariana de Senzi
Coorientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Educação em saúde
Ciências - estudo e ensino
Professores - formação
Data de publicação: 11-Nov-2014
Referência: SAMPAIO, Aline Firminio. A temática educação em saúde na formação de professores de ciências naturais. 2014. 123 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Educação em Saúde é uma temática abrangente e que vem sendo alvo de estudos de diversas áreas, dentre elas destacam-se a própria área da Saúde e também a área de Ensino de Ciências. No Brasil, a temática Educação em Saúde teve o seu início na metade do século XIX e, no campo educacional, vem sendo realizada por meio de abordagens e metodologias provenientes do campo da saúde pública, marcadas, em muitos casos, pela mera prescrição ou aconselhamento. Apesar de a temática ser considerada transversal, os temas relacionados à Educação em Saúde geralmente são trabalhados em aulas de Ciências e de Biologia. Entretanto, inúmeros estudos apontam para uma deficiência na formação inicial e continuada de professores no que se diz respeito à Educação em Saúde. Nesse sentido, a presente pesquisa investigou as concepções de licenciandos e professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre a temática Educação em Saúde, além de analisar a proposta curricular do referido curso no que tange a temática. Como resultados da pesquisa encontrou-se que no curso de licenciatura aqui analisado, uma discussão mais ampla sobre a Educação em Saúde está presente em apenas uma disciplina optativa, indicando lacunas na formação inicial. A discussão também aponta as dificuldades apresentadas por licenciandos e professores em conceituar a temática Educação em Saúde, podendo acarretar em dificuldades no trabalho em sala de aula. Consideramos que a Educação em Saúde precisa estar presente no ambiente escolar e que para isso é fundamental que o professor de ciências seja bem preparado, desde a formação inicial, seja por meio de disciplinas curriculares ou também por meio de projetos interdisciplinares dentro de disciplinas como, por exemplo, as de Estágio Supervisionado. Para tanto defendemos também que a Educação em Saúde seja parte também do Projeto Político Pedagógico dos cursos de licenciatura. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Health Education is an inclusive issue and that has been the subject of studies in various areas, among which stand out the own area of Health and also the area of Science Education. In Brazil, the thematic Health Education had its beginnings in the mid-nineteenth century and in the educational field, has been performed by means of approaches and methodologies from the field of public health, marked, in many cases, by mere prescription or advice. Although the thematic be regarded as transversal, themes related to Health Education are usually worked in science classes and biology. However, several studies indicate a deficiency in the initial and continuing training of teachers as regards Health Education. In this sense, this research investigated the concepts of undergraduates and graduates teachers Degree in Natural Sciences Faculdade Nub Planaltina on the theme Health Education, in addition to analyzing the proposed curriculum of that course regarding the thematic. The results of the research it was found that the degree course analyzed here, a broader discussion of health education is present in only a discipline, indicating gaps in basic training. The discussion also points to the difficulties presented by undergraduates and faculty in conceptualizing the thematic Health Education, and resulting in difficulties at work in the classroom. We believe that health education must be present in the school environment, which means that it is essential that the science teacher is well prepared, from initial training, either through curriculum subjects or also through interdisciplinary projects within disciplines as the Supervised Training. For both also advocate that health education is also part of the Political Pedagogical Project of undergraduate courses.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.