Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16751
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaCamilaBaigorri.pdf487,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Securitização de recebíveis e risk taking das instituições financeiras : evidências do mercado brasileiro
Autor(es): Baigorri, Maria Camila
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Bancos
Crédito - administração
Securitização de recebíveis
Risk taking
Instituições financeiras
Data de publicação: 5-Nov-2014
Referência: BAIGORRI, Maria Camila. Securitização de recebíveis e risk taking das instituições financeiras : evidências do mercado brasileiro. 2014. 67 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é verificar se as operações de securitização aumentam o risk takingdas instituições financeiras. A inovação financeira e o desenvolvimento do mercado detransferência de risco permitiu que as instituições financeiras alterassem seu modelo denegócio. Com a possibilidade de transferir o risco de suas operações para o mercado,questiona-se se as instituições perdem o incentivo para monitorar o risco, ex ante e ex post.Assim, utilizando o z-score como métrica para o risk taking, foi analisado efeito dasoperações de securitização no risco das instituições originadoras usando para isso umaamostra formada pelas instituições financeiras listadas na Bovespa durante o período que vaide 2004 a 2012. Utilizando o modelo de dados em painel com efeitos aleatórios, encontraramseevidências empíricas que as operações de securitização estão associadas a um maior risktaking. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to verify if Securitization increases Bank’s risk taking. Financial innovation and the development of market risk transfer changes banks’ business models. Withthe possibility to transfer the risk to the market, banks may lose their incentive to screen creditrisk, ex ante and ex post. Using the z-score for measuring the risk taking, we analize the effectof securitization in the originator bank’s risk, using a sample of banks listed on Bovesparanging 2004 to 2012. Using panel data with random effects, we find evidence that securitization increases the risk taking in brasilian market.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.