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Título: Tipo 1 : entre o visível e o invisível
Autor(es): Higawa, Celia Kinuko Matsunaga
Orientador(es): Venturelli, Suzete
Assunto: Tipografia digital
Arte interativa
Design de interação
Visualidade - informação
Data de publicação: 4-Nov-2014
Referência: HIGAWA, Celia Kinuko Matsunaga. Tipo 1: entre o visível e o invisível. 2014. 181 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nesta pesquisa apresento o estudo sobre a percepção visual, mais precisamente sobre a visualidade da informação – da letra, da palavra e do texto – numa abordagem multidisciplinar, interligando as áreas do Design, da Arte e da Ciência. O foco foi a atenção humana diante dos dispositivos tecnológicos, considerando o movimento dos olhos. A investigação sobre os movimentos dos olhos buscou conhecer as características e aplicabilidade das tecnologias de interação baseada na visão (eye tracking). Por meio deste estudo tornou-se possível compreender os processos que envolvem a assimilação da informação (movimento dos olhos e a leitura). Como pesquisa em Arte, ela se distinguiu de outros campos de saberes por sua natureza reflexiva e por, ao mesmo tempo, versar sobre sua prática artística. Para tanto, utilizou o ERRO nas suas diversas formas de expressão e experimentação, no âmbito da cultura digital. Para além dos estudos sobre a percepção humana centrada no processamento da informação visual, esta pesquisa teve como meta compreender a relação entre a materialidade e a imaterialidade textual (o tipo); entre o legível e o ilegível (o código); o decifrável e o indecifrável (a letra). A pesquisa concentrou-se na ineficácia da comunicação baseada no erro do computador. Na produção poética, utilizou-se uma coleção de mensagens de erros enviadas por correio eletrônico. A partir da visualidade textual desses códigos, denominados indecifráveis, foram criadas obras texto-poético-visuais em diferentes formatos, tendo como base informações de dados exibidos em condições inesperadas nas telas dos computadores. Por meio do uso de textos randômicos, as concepções resultaram em forma de fluxo de textos que, combinados a sons, geraram uma experiencia visual interativa. Entendidas como expressão criativa, essas experiencias ou formas expressivas, que utilizam textos, imagens, sons, espaços virtuais e interativos, inovam ao propor ao observador uma participação mais efetiva entre ele e a obra. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research presents the study about visual perception, more precisely, the visuality of information – letter, word and text – a multidisciplinary approach, linking areas of Design, Art and Science. The focus was human attention faced with technological devices, considering eye movement. The investigation on the eye movements aimed to know the characteristics and applicability of vision-based interaction technologies (eye tracking). Through this study, it became possible to understand the processes involved in the assimilation of information (eye movement and reading). As a research in Art, the work distinguishes from other fields of knowledge by its reflexive nature and, at the same time, turns on its art practice. Therefore, ERROR was employed in its diverse forms of expression and experimentation, in the field of digital culture. Beyond the studies on human perception centered in the visual information processing, this work also aimed to understand the relation between textual materiality and immateriality (type); between the legible and illegible (code); the decipherable and indecipherable (letter). The research focused on the ineffectiveness of communication based on computer error. The poetic production used a collection of error message sent by electronic mail. From the textual visuality of these codes, called undecipherable, textual-poetic-visual works were created in different formats, based on data information exhibited in unexpected settings on the computer screen. By the use of random texts, the conceptions resulted in text flux which, combined to sounds, originated an interactive visual experience. Understood as creative expression, these experiences of expressive forms, which use texts, images, sounds, virtual and interactive spaces, innovate at the same time offer to the observer a more effective participation between him and the artwork.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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