Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16643
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DeusaCastroBarros.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Um estudo teórico-prático das ações de letramento literário em contextos escolar e extraescolar
Autor(es): Barros, Deusa Castro
Orientador(es): Tinoco, Robson Coelho
Assunto: Letramento
Leitura
Literatura - estudo e ensino
Data de publicação: 29-Out-2014
Referência: BARROS, Deusa Castro. Um estudo teórico-prático das ações de letramento literário em contextos escolar e extraescolar. 2014. 200 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nesta tese apresento os resultados da investigação sobre as práticas de letramento literário em contextos escolar e extraescolar, observando como as estratégias e premissas de projetos de leitura fora da escola podem ser absorvidas positivamente dentro da escola. A partir das contribuições da Estética da Recepção e da Sociologia da Leitura, passando pela história da leitura e dos estudos e projetos sobre letramento literário no Brasil até chegar a exemplificações de projetos desenvolvidos por instituições não escolares, formulo uma teorização das práticas de leitura em contexto extraescolar, em contraposição a outras comumente desenvolvidas em âmbito escolar. Com a finalidade de comprovar a validade do aproveitamento das estratégias extraescolares para a aproximação do leitor e da literatura nas atividades desenvolvidas em âmbito escolar, apresento o percurso de aplicação e os resultados alcançados na Oficina de Literatura do Instituto Federal de Goiás, nos anos de 2009, 2010 e 2011, para alunos do Ensino Médio regular e do PROEJA. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis comes on literary literacy practices in school and extra-school contexts, considering how strategies and assumptions of reading projects outside of school can be absorbed in school positively. We have formulated a theory of reading practices in extra-school context in contrast to other common in schools from the contributions of Aesthetic of Reception and Sociology of Reading. For this reason we consider the history of reading, literary studies and literacy projects developed by non-school institution in Brazil. Finally, we show the route of application and the results obtained from the Literary Workshop of the Instituto Federal de Goiás in 2009, 2010 and 2011 for high school students and PROEJA. With this, we have aim to prove the validity of performance of extra-school strategies developed in school regarding approach between reader and literature.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura e Práticas Sociais, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.