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dc.contributor.advisorVeiga, Ilma Passos Alencastro-
dc.contributor.authorAzevedo, Ivana Alves Monnerat de-
dc.date.accessioned2009-09-14T14:17:30Z-
dc.date.available2009-09-14T14:17:30Z-
dc.date.issued2009-09-14-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Ivana Alves Monnerat de. As políticas educacionais e o processo de formação do professor nos cursos de licenciatura. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1660-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.en
dc.description.abstractO estudo tem como artefato investigativo as repercussões das políticas públicas educacionais no processo de Formação de Professores, nos Cursos de Licenciatura. Para uma melhor compreensão das influências dessas políticas nos referidos cursos é necessário reporta-se às questões concernentes ao desenvolvimento do ensino superior no Brasil, numa perspectiva sócio-histórica e político-econômica, com vista à identificação da relação estabelecida entre Estado e políticas públicas subsidiadas pelas proposições legais e contextuais que incidem em mudanças significativas das universidades. No que tange às políticas públicas educacionais foi possível apreender, nas análises de variados documentos, a intencionalidade precípua de ajustar os objetivos, conteúdos e as metodologias de ensino às demandas oriundas do Projeto Social Neoliberal que visa o desenvolvimento de uma formação profissional propícia para atender as novas exigências do mercado de trabalho. Essas reformas vêm ensejando fortes influências nas ações administrativas, pedagógicas e curriculares das instituições educativas de ensino superior, conduzindo-as a questionar sua finalidade sócio-cultural. Nesse sentido, definiu-se como objeto fundamental dessa pesquisa, a realização de uma reflexão a respeito das políticas públicas educacionais, a partir dos anos 1990, no processo de formação de professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na Unidade Universitária de Ciências Sócio-econômicas e Humanas (UnUCSEH) de Anápolis. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada junto a quatro cursos por meio de análises dos Projetos de Desenvolvimento Institucional, Pedagógico Institucional e dos Cursos de Formação de Professores em Geografia, História, Letras e Pedagogia, bem como a realização de entrevistas com o Diretor, os coordenadores, os professores e os acadêmicos dos cursos. O estudo suscitou a proeminência da dicotomia entre a perspectiva de uma formação profissional alicerçada nos princípios humanísticos e uma formação, de cunho técnico-mercadológico subservientes aos ditames dos organismos internacionais via sistema sócio-econômico neoliberal, evidenciando um distanciamento entre as falas dos interlocutores, as indicações legais, assim como a organização dos Projetos empreendidos pela instituição pesquisada e a forma como estes conectam as indicações legais com a realidade educativa, enfatizando aspectos consoantes e destoantes entre as interpretações e ações dos professores formadores e as interpelações dos licenciandos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAs políticas públicas educacionais e o processo de formação do professor nos cursos de licenciaturaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação e Estadoen
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaisen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - currículosen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordEnsino superioren
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1The artifact investigative study is to the repercussions public policy educational in the process of Training of Teachers in Diploma courses. For a better understanding of the influence of these policies in these courses is required relates to the issues concerning the development of higher education in Brazil, from a socio-historical, political and economic, for the identification of the relationship between state and public policies subsidized the propositions legal and contextual concern that significant changes in universities. With regard to public policy education could understand, in the analyses of various documents, the main intent to adjust the objectives, contents and methods of teaching to the demands from the social Neoliberal Project aimed at developing a training conducive to meet the new demands of the labour market. These reforms are providing strong influence on the actions administrative, teaching and curriculum of educational institutions of higher education, leading them to question their purpose socio-cultural. In this sense it was defined as a fundamental object of this research, conducting a discussion about public policy education, from the years 1990, in the process of training teachers of the State University of Goiás (UEG), the University of Science Unit Socio-economic and Humanities (UnUCSEH) from Anápolis. It is a search conducted with qualitative in nature to four courses through analyses of Institutional Development Projects; Institutional Teaching and Learning Training of Teachers in Geography, History, Letters and pedagogy, and the holding of interviews with the Director, the coordinators, teachers and scholars of the courses. The study raised the prominence of the dichotomy between the prospect of a vocational training rooted in the principles and a humanistic training, technical-stamp Mercantile subservientes the dictates of international bodies, socio-economic system by neoliberal, showing a gap between the discourse of interlocutors, as legal and organization of projects undertaken by the institution searched and how they connect as legal education with reality, and emphasizes aspects dispersed between interpretations and actions of teachers and trainers of academics apprehended.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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