Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16536
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AllanAroni.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Federal World-Class? : dimensões da Universidade de Brasília (UnB) : entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores
Outros títulos: Federal World-Class? : dimensions of the University of Brasília (UnB) : between the citizenship and cosmopolitanism of teachers
Federal World-Class? : dimensions de l'Université de Brasilia (UnB) : entre la citoyenneté et le cosmopolitisme des enseignants
Autor(es): Aroni, Allan
Orientador(es): Trigueiro, Michelangelo Giotto Santoro
Assunto: Universidade de Brasília
Professores universitários
Ciência e tecnologia
Ensino superior
Inovações tecnológicas - educação (Superior)
Ciência - aspectos sociológicos
Data de publicação: 17-Out-2014
Referência: ARONI, Allan. Federal World-Class?: dimensões da Universidade de Brasília (UnB): entre a cidadania e o cosmopolitismo dos professores. 2014. 436 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Com a presente tese de doutorado apresentamos o resultado de uma pesquisa realizada com 196 professores da UnB sobre diversos temas, tais como: unidade de vinculo com a universidade; sexo; Estado de origem; o grau de sociabilidade existente entre eles; o estabelecimento de possíveis relações com outros atores, organizações e instituições; opiniões sobre quantidade de publicações, patentes, estudantes, outros professores,expansão institucional, controle das pesquisas; problemas enfrentados; objetivos. Para tanto, elaboramos um formulário eletrônico e o encaminhamos a todos os professores da instituição no final de 2012. Iniciamos o trabalho com um diagnostico sobre o ambiente organizacional e institucional da universidade, no Brasil e no mundo. Em seguida,realizamos uma analise geral dos dados; depois uma abordagem exploratória relacionando diferentes temas; e, ao final, comparamos 8 diferentes grupos, divididos em grandes áreas do conhecimento. Não partimos de nenhuma hipótese especifica, muito embora o trabalho tenha gerada uma serie delas, a serem desenvolvidas futuramente. De todo modo, tendo em vista a pluralidade e a diversidade dos valores, das concepções e das praticas observadas entre os professores da UnB, realizamos uma discussão sobre um padrão internacional World-Class de qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, procurando compreender a importância da garantia de condições para uma criatividade, autonomia, ética, alem do respeito a uma dinâmica própria da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação,tanto no âmbito nacional como nível internacional, considerando porem algumas singularidades das universidades federais brasileiras que denominamos Federal World-Class. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis aims at presenting a study involving 196 professors at UnB on various topicssuch as: the degree of sociability between them; the relationship with different actors insociety; reviews of publications, patents, students, other teachers, institutional expansion;problems faced; goals. To this end, we developed an electronic form and forwarded it to allthe academics in the end of 2012. To systematize the data collected, we made a diagnosisof the institutional and organizational environment of the university, in Brazil and in theworld, then we performed a general data analysis, and an exploratory approach relating todifferent themes and, finally, comparing 8 different groups divided into great areas ofknowledge. Although this study has generated a series of hypotheses to be developed in thefuture, we haven’t worked with any of them. Anyway, given the plurality and diversity ofvalues, conceptions and practices observed among teachers at UNB, we conducted adiscussion on a World-Class international quality standard of teaching, research andextension, seeking to understand the importance of ensuring the conditions for creativity,autonomy, ethics and the respect to its own dynamics of education, science, technology andinnovation, both nationally and internationally, but considering some peculiarities ofBrazilian federal universities that we call Federal World-Class. _______________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Avec cette these, nous presentons les resultats d'une enquete de 196 enseignants a l'UnBsur divers sujets tels que: le degre de sociabilite entre eux; etablir des relations possiblesavec d'autres acteurs de la societe; avis de publications, de brevets, d'etudiants, d'autresenseignants, l'expansion institutionnelle; les problemes rencontres; objectifs. A cette fin,nous avons elabore un formulaire electronique et transmis a tous les enseignants a la fin de2012. Commence a travailler avec une evaluation de l'environnement organisationnel etinstitutionnel de l'universite, au Bresil et dans le monde entier. Ensuite, nous avons procedea une analyse globale des donnees; apres une approche exploratoire concernant differentsthemes; et a la fin, nous avons compare huit groupes differents, repartis en grandsdomaines de la connaissance. Ne pas commencer une hypothese specifique, bien que letravail a genere une serie d'entre eux, a se developper dans l'avenir. Quoi qu'il en soit,compte tenu de la pluralite et de la diversite des valeurs, des conceptions et des pratiquesobservees chez les enseignants a l'UNB, a mene une discussion sur un niveau del'enseignement, la recherche et l'extension de classe mondiale de qualite internationale, cherche a comprendre l'importance d'assurer les conditions de la creativite, l'autonomie,l'ethique et le respect de sa propre dynamique de l'education, de la science, de latechnologie et de l'innovation, a la fois national et international, mais compte tenu decertaines particularites des universites federales bresiliennes appel federale de classe mondiale.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.