Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16466
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrieladeOliveiraRomão.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uso de geotecnologias para a análise da dinâmica do uso da terra no município de Santa Rita de Cássia (BA)
Autor(es): Romão, Gabriela de Oliveira
Orientador(es): Gomes, Roberto Arnaldo Trancoso
Assunto: Paisagens
Bahia (BA)
Solo - uso
Análise multitemporal
Data de publicação: 14-Out-2014
Referência: ROMÃO, Gabriela de Oliveira. Uso de geotecnologias para a análise da dinâmica do uso da terra no município de Santa Rita de Cássia (BA). 2014. 58 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O avanço da fronteira agropecuária no oeste baiano é uma das principais causas de fragmentação da paisagem nessa região. A realização de estudos capazes de identificar o padrão da cobertura e uso da Terra assim como quantificar e analisar a fragmentação da vegetação proporciona subsídios para o planejamento ambiental. O objetivo desse trabalho é estudar o processo de cobertura e uso da Terra e da fragmentação da paisagem em uma perspectiva temporal no município de Santa Rita de Cássia – BA, a partir do uso de técnicas de geoprocessamento, com o propósito de descrever o seu avanço e fornecer subsídios para o planejamento ambiental. Para alcançar tal objetivo foi elaborado o mapa do uso da terra do município para o ano de 2008, com a utilização das imagens do sensor PRISM/ALOS e a análise multitemporal do uso da terra no recorte temporal de 1988 a 2008 com o auxílio de imagens do sensor TM/LANDSAT 5. Posteriormente foi elaborada a compartimentação morfogenética do município e o mapeamento de padrões de fragmentos da paisagem. A análise multitemporal e a classificação do tipo de cobertura e uso da Terra mostrou que em 1988 as atividades agropecuárias correspondiam a 8,62% da área total do município passando, em 2008, a ocupar 14,9%, em contrapartida a taxa de ocupação da vegetação natural que era de 88% no ano de 1988, passou por um processo de retração ao longo dos anos analisados e chegou ao índice de 81% em 2008. Com a compartimentação morfogenética foi possível averiguar que houve um crescimento da cobertura e uso da Terra em todas os compartimentos ao longo dos anos porém essa taxa foi mais expressiva nos processos erosivos e estáveis. A análise morfológica da paisagem revelou que as áreas de núcleo correspondiam a 85% da área do município em 1988 e durante os anos passou por um processo significativo de redução de sua área chegando a 77% em 2008. A análise da dinâmica da cobertura e uso da Terra em Santa Rita de Cássia mostrou que o município ainda encontra-se bastante preservado devido, principalmente, as suas características morfogenéticas. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The advance of the agricultural frontier in the west of Bahia is one of the main causes of landscape fragmentation in this region. Conducting studies that identify the pattern of use and land cover and can quantify and analyze the vegetation fragments provides grants for environmental planning. The aim of this work is to study the process of use and land cover and landscape fragmentation in a time perspective in the municipality of Santa Rita - BA, from the use of GIS techniques, with the purpose of describing its progress and provide subsidies for environmental planning. To achieve this goal a map of land use for the municipality was created, for the year 2008, with the use of images from PRISM / ALOS sensor and multitemporal mapping of land use in the time frame from 1988 to 2008 with the aid of images from TM/LANDSAT 5 sensor. After that the morphogenetic partitioning and mapping of the municipality landscape fragment patterns was elaborated. The multitemporal analysis and classification of the type of use and land cover in 1988 showed that agricultural activities accounted for 8.62% of the total area of the municipality. In 2008, this activities were occupying 14.9%, however the rate of occupation of natural vegetation was 88% in 1988, and went through a process of retraction over the years and reached the rate of 81% in 2008. With the morphogenetic partitioning, it was possible to verify that there was a growth in the use and land cover in all compartments over the years but this rate was more significant in erosive and stable processes. Morphological analysis of the landscape revealed that the core areas accounted for 85% of the municipal area in 1988 and has undergone a significant process of reduction of its area reaching 77% in 2008. The analysis of coverage and use of land in Santa Rita showed that the city is still well preserved, mainly due to the morphogenetic characteristics.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.